Formado por Jairo Wilkens e Mario Marques, ambos clarinetistas da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, o duo dedica-se a explorar a gama completa e expressiva dos instrumentos, a partir de ressonâncias profundas que vão das notas mais graves do clarone, ás mais agudas ou estridentes da requinta. Embora fundamentado na tradição clássica, a musica do duo baseia-se em uma ampla gama de influencias, criando um repertorio que é extremante contemporâneo, mas amplamente acessível ao público em geral.
O Duo também tem como objetivo levar aos jovens músicos, e ao publico em geral, clarinetistas ou não, sua experiência, tanto no que diz respeito ao instrumento quanto às praticas de música de câmera, música orquestral, música popular brasileira etc. Assim, sempre que possível os integrantes do Duo oferecem além do concerto um master class, onde o trabalho é apresentado de maneira didática, através de uma palestra e de aulas individuais aos interessados.
Esta proposta tem como objetivo apresentar um programa variado de peças de concerto, originais para essa formação bem como arranjos de musica popular brasileira para que o público tenha uma ampla mostra da riqueza dos instrumentos, da virtuosidade e musicalidade dos músicos integrantes do duo e tenha uma rica e verdadeira experiência cultural.
Sugestão de Repertório:
J. S. Bach TRES INVENÇÕES
Mauricio Murcia THRE DUOS
Latinos
Coffee Break
Tu Bambuquito
Mike Curtis 5 HUAPANGOS
Santa Cruz
Las Islitas
Miramar
Ofélia
El Llano
Jorge Montilla INTRODUCTION AND JOROPO (Clarone Solo)
Fernando de Oliveira CURUPIRA (Clarone Solo)
Bela Kovacs Homenagem a D`Falla (Requinta Solo)
Paquito D`Rivera Lecuonerias (Clarineta Solo)
Osvaldo Lacerda DUO PARA CLARINETA E FAGOTE (versão para clarineta e clarone)
Pixinguinha ACERTA O PASSO
NAQUELE TEMPO
UM A ZERO
INTEGRANTES
Jairo Wilkens, clarineta e requinta
Bacharel em Clarineta pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná sob orientação de Mauricio Carneiro. Estudou no Conservatório Carlos Gomes (Belém -PA) na classe do professor Oleg Andryeyev (Rússia). Bolsista da entidade VITAE no programa Aperfeiçoamento em Música recebendo orientações dos professores Luis Afonso Montanha e Olga Kiun e Sérgio Burgani (OSESP). Detentor de vários prêmios em competições nacionais e internacionais de clarinete solo e música de câmara. Como solista se apresentou com as seguintes orquestras: Orquestra Rádio Cultura, Orquestra Sinfônica de São Bernardo do Campo, Orquestra Sinfônica do Paraná, Orquestra Sinfônica de Londrina, MU Jazz Band e Camerata Antiqua de Curitiba. Em 2013 lançou o primeiro cd intitulado “Obras Brasileiras para clarinete e piano” com a pianista Clenice Ortigara com quem vem mantendo um intenso trabalho camerístico realizando concertos no Brasil e Estados Unidos. A união do duo já proporcionou o 1º prêmio em alguns concursos, citando: Bianca Bianchi; Art Livre; Cidade de Araçatuba; Academia Nacional de Música; Bianca Bianchi; Maria Tereza Madeira; Música de Câmera de Maringá; Academia Nacional de Música; Artist Presentation Society Audition 2008 (USA); III Concurso de Música de Câmera – 51º Festival Villa-Lobos (2013).
Residiu nos Estados Unidos obtendo orientação musical com Howard Klug (Indiana University - Bloomington), Kenneth Grant (Eastman School of Music), improvisação com Dr. Doug Leibinger (UM).
Em 2012 e 2013 foi professor convidado do Festival de Música de Londrina. Em 2014 foi professor da 32ª Oficina de Música de Curitiba.
Mário Marques, clarineta e clarone
Iniciou seus estudos na “Corporação Musical Marcos Vedovello”, com o professor Dailton Cesar Lopes. Graduou-se Bacharel em Música, com especialidade em Clarineta, pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, sob orientação do professor Roberto Cesar Pires.
Integrou a Orquestra Sinfonica Municipal de Santos por 10 anos, onde além de primeiro clarinetista, foi solista frente a essa orquestra interpretando importantes obras do repertório, tais como: Concerto em La para Clarineta e Orquestra de W. A. Mozart, Duo Concertino para Clarineta e Fagote de Richard Strauss e Concerto Duplo para Clarineta e Viola de Max Bruch.
Apresentou-se junto a Bachiana Filarmonica, sob a regencia do maestro João Carlos Martins no Carnegie Hall(Nova Yorque - EUA)
É integrante do quinteto de clarinetas MADEIRA DE VENTO, grupo que se dedica a pesquisa e a divulgação de música instrumental brasileira. Com esse grupo já gravou dois CDs e participou de festivais internacionais de clarineta em Atlanta (EUA), Vancouver (Canadá), Naning (China) e Assisi (Itália).
Como integrante da Banda Jazz Sinfonica de Diadema participou do Montreux Jazz Festival na Suiça.
Atualmente é integrante da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, onde atua como claronista e clarinetista, além de integrar varias formações de música de camera.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.