O governador Geraldo Alckmin recebeu na manhã desta quarta-feira, 8, 200 novos delegados de polícia que foram aprovados em concurso público. Durante a cerimônia de posse dos futuros policiais civis, Alckmin pediu um minuto de silêncio em homenagem ao delegado Paulo Pereira de Paula, morto na noite do último sábado, 4, em uma suposta tentativa de assalto em São Paulo.
Em seu discurso o governador destacou a dificuldade em ser aprovado em um concurso como este e ressaltou o desafio desta carreira "Foram 22.000 inscritos para 200 vagas, ou seja, um concurso dificílimo. Este é um dia histórico, porque vocês estão iniciando uma carreira que é o grande desafio do mundo moderno, a segurança pública, e o Estado de São Paulo tem a sua segurança reforçada com mais delegados e delegadas".
O Secretário da Segurança Pública, Antônio Ferreira Pinto, reforçou aos novos profissionais a essência da carreira que eles escolheram, "Ser delegado de polícia é ter um compromisso com a ordem e a segurança em um combate diuturno ao crime, é trabalhar para garantir a todos o direito à segurança, é um constante exercício de liderança. Ser delegado de polícia é ter um compromisso permanente com a sociedade", afirmou o secretário.
Depois de empossados, os profissionais partem agora para o curso de formação com três meses de duração na Acadepol (Academia de Polícia Civil) e depois serão submetidos a um estágio probatório de três anos. A princípio, o concurso público do qual participaram estes delegados previa a contratação de 140 profissionais, mas no início de junho, o governador Geraldo Alckmin assinou um decreto que aprovou o acréscimo de 60 vagas para o concurso público. O aumento no número de aprovados foi motivado por uma análise positiva com relação ao nível dos candidatos.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.