Edital Interno/Externo de Transferência nº 01/2015 de 08 de junho de 2015
Transferência ou Matrícula – 2º Semestre/2015
O Diretor da Faculdade de Tecnologia de Itapira - “Ogari de Castro Pacheco”, no uso de suas atribuições, faz saber que estão abertas as inscrições para transferência de alunos regulares ou matrícula para portadores de diploma de Instituições de Ensino Superior, para os cursos ministrados na Fatec Itapira “Ogari de Castro Pacheco” para o segundo semestre letivo de 2015.
I - DAS VAGAS
1- Distribuição das vagas disponíveis para Curso e turno:
Gestão da Tecnologia da Informação
Período Noturno – 4 vagas para o 2º semestre e 4 vagas para o 3º semestre (total: 8 vagas)
Gestão da Produção Industrial
Período Noturno – 7 vagas para o 2º semestre
II – DA INSCRIÇÃO
1- As inscrições devem ser realizadas na Secretaria Acadêmica da FATEC Itapira, na Rua Tereza Lera Paoletti, Itapira-SP, entre os dias 12 de junho a 30 de junho de 2015 das 13h às 17h e das 19h às 22h.
2- Podem participar do processo: a) Alunos que não foram beneficiados por processos de transferências anteriores; b) Alunos regularmente matriculados em outras FATECs do CEETEPS (transferência interfatecs); c) Alunos regularmente matriculados em outras instituições de Ensino Superior, nacionais e estrangeiras (transferências interinstituições) e portadores de diploma de nível superior.
3- Alunos oriundos de outras instituições de nível superior ou candidatos portadores de nível superior, só serão aceitos se possuírem equivalência em todas as disciplinas do primeiro semestre do curso pretendido.
4- O candidato poderá solicitar vaga somente para um único curso e turno.
5- Os candidatos à transferência regularmente matriculados nas demais FATECS do CEETEPS devem apresentar, no ato da inscrição, os seguintes documentos originais ou autenticados:
a. Requerimento dirigido ao Diretor da Faculdade; (formulário padrão retirado na Secretaria Acadêmica da FATEC);
b. Comprovante de regularidade de matrícula;
c. Histórico Escolar do curso de origem contendo carga horária, nota/conceito de cada disciplina, de estágio ou de atividades curriculares realizadas;
d. Programa das disciplinas cursadas, fornecido pela instituição de origem; e) Histórico Escolar do Ensino Médio.
6- Os candidatos à transferência regularmente matriculada em outras Instituições de Ensino Superior e portadores de diploma de nível superior devem apresentar, no ato da inscrição, os seguintes documentos originais ou autenticados:
a. Requerimento dirigido ao Diretor da Faculdade (formulário padrão retirado na Diretoria Acadêmica da FATEC);
b. Comprovante de pagamento da taxa no valor de R$ 20,00 (referente à Deliberação CEETEPS-1 de 15/01/2009) a ser paga no Banco do Brasil, Agência 1897-X, Conta Corrente 100.872-2.
c. Certificado de conclusão do ensino médio e respectivo histórico escolar;
d. Histórico Escolar do curso de origem contendo carga horária, nota/conceito de cada disciplina cursada, de estágio ou de outras atividades curriculares realizadas;
e. Programa das disciplinas cursadas, fornecido pela instituição de origem;
f. Cópia do Decreto ou Portaria de Reconhecimento do Curso de Graduação de origem, com informação da publicação em Diário Oficial;
g. Comprovante de regularidade de matrícula em nível superior na instituição de origem;
h. Para portadores de diploma de nível superior, apresentar todos os itens acima (de a até g) e a cópia autenticada do diploma.
i. Parecer de equivalência de estudos emitido pela Secretaria de Educação, em se tratando de candidato que tenha cursado o ensino médio no exterior;
j. Tradução oficial do programa das disciplinas cursadas e dos documentos escolares, se o candidato é oriundo de instituição de Ensino estrangeira. Os documentos escolares devem estar visados pela autoridade consular brasileira no país de origem.
7- Só poderá ser aceito aluno que tiver equivalência em todas as disciplinas do primeiro semestre desse curso. Na hipótese de não existir candidato que consiga equivalência em todas as disciplinas do primeiro semestre, será convocado àquele que tiver, no máximo, uma disciplina faltante.
8- O requerimento de transferência e inscrição para vagas remanescentes, não serão aceitos caso o candidato não apresente a totalidade de documentos solicitados.
9- A efetivação da inscrição se dará após a análise da documentação pela Diretoria Acadêmica da FATEC Itapira.
III – DO PREENCHIMENTO DAS VAGAS
1- O preenchimento das vagas será efetuado de conformidade com o disposto no Regulamento Geral dos Cursos de Graduação – Deliberação CEETEPS-12 de 14/12/2009. A prioridade no preenchimento das vagas é a seguinte:
a. Alunos regularmente matriculados em curso semelhante, oriundos das demais FATECs;
b. Alunos regularmente matriculados em curso da mesma área de conhecimento, oriundos das demais FATECs;
c. Alunos regularmente matriculados em curso da mesma área de conhecimento, oriundos de outras Instituições de Ensino nacionais e estrangeiras;
d. Candidatos portadores de diploma de nível superior.
2- Se o número de vagas disponibilizadas para transferência entre candidatos oriundos de outras instituições de ensino superior for inferior ao número de candidatos, todos os inscritos serão submetidos a processo seletivo, que consistirá de prova escrita a ser aplicada no dia 01/07/2015, das 13h às 16h, na FATEC Itapira “Ogari de Castro Pacheco”.
3- A nota mínima exigida e que determinará a classificação dos inscritos é 6,0 (seis).
4- Respeitado o disposto no item 2, as notas das provas serão usadas para classificação dos candidatos aprovados, sendo as vagas preenchidas de acordo com a ordem decrescente das notas.
5- O não comparecimento ao processo seletivo implica a imediata desclassificação do candidato.
IV – DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS
1- Os nomes dos candidatos selecionados serão divulgados dia 08/07/2015 a partir das 13 horas.
2- É de responsabilidade de o candidato inteirar-se dos resultados e dos horários de atendimento da Diretoria Acadêmica da Fatec Itapira, não sendo fornecidas informações por telefone.
V – DA EFETIVAÇÃO DA MATRÍCULA
1- As matrículas dos candidatos selecionados serão realizadas junto à Diretoria Acadêmica da FATEC Itapira no dia 28/07/2015 das 8h às 12h e das 13h às 17h.
2- Os candidatos selecionados para transferências interfatecs, interinstituições ou portadores de diploma de nível superior devem apresentar, no ato da matrícula, os seguintes documentos originais ou autenticados:
a. Requerimento dirigido ao Diretor da Faculdade (formulário padrão retirado na Diretoria Acadêmica da FATEC Itapira);
b. Guia de Transferência expedida pela Instituição de Ensino de origem (quando nacional) ou, pelo menos, o comprovante de havê-la requerido, caso em que têm o prazo máximo de 30 (trinta) dias para apresentá-la à Secretaria Acadêmica.
c. Diploma de nível superior, Histórico Escolar de nível superior e Conteúdo Programático.
3- Os candidatos selecionados para transferência interinstituições oriundos de Instituições de Ensino estrangeiras têm o prazo máximo de 06 (seis) meses após a efetivação de sua matrícula para regularizarem sua situação junto à Secretaria Acadêmica da FATEC Itapira, providenciando através da Secretaria de Educação a equivalência de estudos de ensino médio.
4- Findos os prazos estabelecidos nos itens 2 e 3, será cancelada a matrícula do aluno que não atender as exigências especificadas.
VI – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
1- A inscrição para transferência ou matrícula para portadores de diploma de nível superior implicará no conhecimento do presente Edital e seu compromisso de aceitação das condições aqui estabelecidas;
2- Das decisões relativas deste processo não cabem recursos;
3- A FATEC Itapira não se responsabiliza por incorreções nas informações de endereços eletrônicos ou de números de telefones dados pelos candidatos;
4- Em caso de não efetivação ou de desistência da transferência, ficarão disponibilizados para devolução todos os documentos fornecidos pelos candidatos por quinze dias corridos, após esse prazo, os documentos serão destruídos.
5- Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela Direção da Faculdade.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.