O prefeito José Natalino Paganini deu o costumeiro bom dia no seu Facebook, nesta sexta-feira, citando um pensamento do ex-presidente americano John Kennedy, assassinado em 1963: “Sempre se ouvirão vozes em discordância, expressando oposição sem alternativa, descobrindo o errado e nunca o certo, encontrando escuridão em toda parte e procurando exercer influência sem aceitar responsabilidade.”. À tarde explicou que o trabalho do homem público está relacionado com a obra que ele realiza, com as prioridades determinadas, com as responsabilidades assumidas. O recado tinha endereço certo: a oposição que sabe descobrir os erros alheios, mas nao soube fazer “o certo” quando teve oportunidade e tempo para fazê-lo.
Talvez seja este o grande pecado da oposição itapirense, tentar mostrar para a população o quanto é esperta para apontar os erros e eficiente quando diz o como a administração municipal deve fazer, mas é incapaz de apresentar um projeto político de governo, de reconhecer os acertos executados em benefício da população, como a busca pelo déficit zero nas creches, a reforma do terceiro andar do Hospital Municipal, a eficiência de como o município enfrentou a maior epidemia de dengue, os programas sociais, a manutenção dos logradouros públicos, as ações na área de esportes, o esforço para conquistar moradias e reduzir o déficit na habitação, o apoio às empresas do município e busca por novas empresas que poderão amenizar o impacto das demissões por conta da crise econômica.
A cidade ainda é penalizada pelos oito anos da administração anterior que não agregou novas empresas, pouco fez para criar vagas nas creches ou manter a política habitacional que estava em curso. Um governo que navegou nos bons ventos da economia e gastou como pode a gorda arrecadação de impostos. Vale lembrar que bastou a “marolinha” de 2008 refletir nos últimos anos belinistas para que os serviços essenciais sofressem retração e quase zerou os investimentos. A cidade parou!
Como diz o prefeito Paganini, “trabalhar dá muito trabalho”. Apontar erros, nunca os acertos é próprio de quem quer aparecer sem assumir qualquer responsabilidade.