Quando estudei teologia uma das matérias era latim, eu não me esforcei para aprender essa língua. Fiz somente o necessário para ser um bom aluno e passar na matéria. Decorei várias declinações e desinências, mas de fato não aprendi latim, hoje não me recordo praticamente de nada dessa língua.
Mas, quando criança, participei da E.B.D. (Escola Bíblica Dominical), desde bem pequeno meus pais me levaram e eu gostava muito. As lições que lá aprendi, as canções, orações eu ainda as tenho comigo em minha mente. No período da classe de juvenis a professora fazia concursos para decorarmos os salmos e o catecismo. Eu ainda sei de cor alguns salmos que aprendi naquela época e também sei boa parte das perguntas e respostas do catecismo.
Quando a criança recebe os ensinamentos da Palavra de Deus, esses ficam para sempre em seus corações e mentes. Deus mesmo grava-os em seus corações para que possam se dirigir a Deus e por Ele em suas vidas. Mesmo nós adultos quando lemos a Bíblia todos os dias os Seus ensinos dominam o nosso pensar e começam a orientar-nos no que devemos fazer e em como viver.
Fazendo isso, agradamos a Deus e nossas vidas se tornam mais feliz.
*“**Meu filho, não se esqueça da minha lei, mas guarde no coração os meus mandamentos, pois eles prolongarão a sua vida por muitos anos e lhe darão prosperidade e paz. Que o amor e a fidelidade jamais o abandonem; prenda-os ao redor do seu pescoço, escreva-os na tábua do seu coração. Então você terá o favor de Deus e dos homens, e boa reputação”*. Provérbios 3: 1-4
Quando aprendemos de fato os princípios de Deus na Bíblia, eles se tornam nosso prazer e passamos a viver espontaneamente para o louvor e a glória de Deus e nos tornamos mais parecidos com Jesus. Louvar é elogiar, é uma expressão externa resultante de uma atitude interna na vida de um servo de Deus. Jesus foi quem obedeceu perfeitamente os ensinos de Deus, a vida de Jesus foi um constante louvor a Deus. Nós podemos fazer como Ele.