Esta pergunta, sem o ponto de interrogação é um começo de resposta.
Ainda mais que este é um aspecto básico e, portanto, indispensável de nossa fé. De muitas maneiras se poderia abordar a questão. Procuremos vê-la de um ponto de vista abrangente, procurando enfocar o todo da revelação bíblica.
Primeiramente, somos cristãos porque Deus resolveu revelar-se em Jesus Cristo! E isto quer dizer que foi Jesus quem tornou Deus real e presente para humanidade. A realidade de Deus é conhecida mais perfeitamente na nossa pessoa do Nazareno. De todas as formas de revelação divina nenhuma se equipara à pessoa do Menino nascido em Belém. É isto que nos deve mover em nossa vida cristã, mais do que qualquer outro motivo.
Assim sendo, diríamos que somos cristãos porque Deus veio encontrar-se com a humanidade na pessoa de seu Filho.
Também é preciso dizer que somos cristãos porque a Bíblia inteira é um veemente testemunho de que Jesus era o Filho de Deus. Isto quer dizer que é possível ler a Bíblia sem perceber que o Cristo de Deus é quem está sendo anunciado em todas as suas páginas.
O sentimento do Antigo Testamento é descoberto em Cristo. E o Novo Testamento simplesmente não existe sem Cristo. Somos Cristãos porque o livro de Deus, que é a Bíblia, nos leva a esta posição, e não poderia ser diferente, jamais.
A coerência impressionante da Bíblia, assim como o impacto que ela exerce sobre a nossa alma e nossa consciência, desvendando-nos o próprio Deus, tudo isto se conhece em Cristo.
A missão do Espírito Divino é exatamente levar-nos a Cristo, em quem veremos o Pai, como ele mesmo o disse. É a isto que João Calvino se refere quando fala do “testamento interno do Espírito Santo”, quando lemos a Bíblia.
Sem isto ela seria apenas um escrito como outro qualquer. Poderíamos lê-la, informarmo-nos a respeito de muita coisa do passado, instruirmo-nos sobre fatos, lugares e pessoas, sem fim que isso fizemos a mínima diferença em nossa vida.
E, se para os franceses é importante dizer “Vive la différence!” tanto mais o é para Deus, que nos quer ver junto de si, e usa seu maravilhoso livro para nos dizer isso.
Irmãos, este escrito é apenas um esboço. Mas desejo que seja também um ponto de partida para um crescimento espiritual expressivo e eficaz.
Que Deus assim faça acontecer em todos nós