A irmã de Pedrinho brincava de bonecas com sua amiguinha. Pedrinho aproveitou a ocasião para provocar, perturbar e irritá-las. Ele sabia que não devia fazer aquilo porque já fora advertido em outras ocasiões. Na última ocorrência, sua mãe já havia prometido que se ele voltasse a repetir o mau comportamento iria apanhar, já que advertências e castigos, não estavam surtindo efeito.
Mas Pedrinho não conseguia resistir ao impulso de aproveitar a oportunidade, e também pensou que fosse uma promessa vazia, pois ouvira seu coleguinha dizer que as crianças tem direitos e os pais não podem bater nos filhos. Também sua mãe o amava e já fizera tantas promessas e não cumprira...
Diante dos protestos e pedidos de socorro das meninas, sua mãe decidiu aparecer. Quando sua mãe apareceu para ver o que estava acontecendo, ele foi grosseiro e respondeu-a com estupidez. A mãe não conseguia acreditar no que estava vendo, porém foi firme com ele. Falhou-lhe com autoridade e segurança, lembrou-lhe de suas advertências do passado, da promessa feita e para corrigi-lo e deu-lhe seis varadas, uma para cada ano de vida. Ela novamente lhe explicou porque levou as varas e o colocou para pensar sobre o que havia feito e as consequências.
Alguns minutos depois, voltou e conversou novamente com ele. Pedrinho pediu desculpas à mãe, à irmã e à amiga. Ele ganhou um grande e belo abraço de sua mãe e foi perdoado.
Quando disciplinamos uma criança pelo que ela faz de errado, isso é muito bom. Ensinamos a criança a respeitar a autoridade e as outras pessoas, a diferença entre o certo e o errado, e também lhe damos a segurança de que o arrependimento traz perdão e reconciliação. Com certeza essa criança aprende limites e cresce com valores e princípios.
Deus também nos corrige. Quando estamos fazendo o que é errado, Deus nos corrige através de pessoas ou de adversidades para nos fazer refletir e voltarmos ao caminho certo, assim aprendemos que o arrependimento traz perdão e reconciliação com Deus. A disciplina quando vem de Deus sempre nos torna sábios e amados de Deus. Nós podemos pedir a Deus que nos discipline e também nos dê sabedoria para sabermos disciplinar pessoas e crianças para torná-las sábias.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.