Durante coletiva de imprensa, autoridades explicaram a convocação
Através de edital publicado no Jornal Oficial de Itapira de ontem, no site e na página oficial do Facebook da Prefeitura e também por contato telefônico, a Secretaria Municipal de Educação está convocando 425 crianças para assumirem novas vagas disponibilizadas em uma das creches municipais ou entidades conveniadas. A lista com o nome das crianças está dividida pela classificação no Cadastro Único, pela série (berçários I e II, grupos I e II) e pela data e horário que os pais ou responsáveis deverão comparecer na sede da Secretaria de Educação, que fica à Rua XV de Novembro, 255, Centro. “Para efetivar a aceitação da vaga, pai, mãe ou responsável pela criança (portando procuração) deverá comparecer à secretaria e não é preciso levar nenhum outro documento. Pedimos que eles tenham contato com o impresso oficial para que possam seguir os horários de atendimento agendados para cada criança. Eles sairão com um documento para efetivar a vaga na creche
Aqueles que não comparecerem, entenderemos que estão desistindo da vaga”, explicou Flávia Rossi, secretária da pasta, durante coletiva de imprensa realizada na manhã de ontem. Um modelo de procuração já está disponível na sede da secretaria para aqueles que necessitarem.
Em relação ao aumento de vagas, que corresponde a aproximadamente um terço do que é oferecido atualmente, Flávia disse que foi possível depois de uma reorganização do setor. “Nós temos uma demanda menor nos grupos I e II. Em contrapartida, concentramos a maior necessidade de vagas no berçário II. Os prédios físicos e o número de pessoal continuam os mesmos, mas reorganizamos os grupos e, ao invés de oferecer um maior número de salas para as séries menos procuradas, realocamos de acordo com a maior demanda”, pontuou.
Conforme mencionado durante a coletiva, que contou também com a presença do prefeito José Natalino Paganini (PSDB) e pela responsável do Cadastro Único da Secretaria de Educação, Rosana Coradi, atualmente o déficit de vagas se aproxima de 500. Com a convocação, passa a ser reduzido para cerca de 75. “Pelo que temos conhecimento, dessa lista muitas crianças provavelmente já estão sendo atendidas em unidades particulares, mudaram de cidade ou por qualquer motivo podem não aceitar a vaga. Sendo assim, esse número pode cair ainda mais”, destacou a secretária de Educação.
Outro ponto esclarecido pelas autoridades diz respeito ao local em que as vagas estão sendo oferecidas. Segundo Flávia, a lista segue a classificação do Cadastro Único e envolve todos os Centros de Educação Infantis do município, além do Lar Gracinda Batista e o Educandário, que firmaram parceria através do Bolsa Creche. Contudo, ela enfatizou a importância que os pais aceitem a vaga, pois o processo de transferência é mais fácil que o surgimento de vaga próximo à residência.
O prefeito José Natalino Paganini reforçou a importância dos pais se atentarem às datas e horários de convocação para que não corram risco de perder a vaga oferecida. Além disso, ele falou do impacto do atendimento dessa demanda. “A educação é uma das prioridades da administração pública e sabemos que, com a vaga na creche, os pais poderão voltar ao trabalho. Com as crianças na escola, irá repercutir também no emprego e no aumento da renda da família”, considerou.
A listagem completa dos 425 convocados pode ser encontrada no Jornal Oficial do município, disponível nas bancas da cidade e departamentos da prefeitura, no site www.itapira.sp.gov.br ou pela página Prefeitura Municipal de Itapira, no Facebook.
Novas creches
O prefeito e a secretária de Educação informaram que a previsão de entrega da reforma da creche Dalila Batista Bianchi, no bairro Pé no Chão é para o ano que vem. Além disso, eles revelaram que a unidade escolar deve vir com modelo diferenciado, se assemelhando à creche-escola. “Pensamos em uma estrutura diferenciada, com espaço maior e unindo-a a Emei Odete Bretas Boretti, que fica ao lado. Desta forma, teremos um Centro de Educação Infantil de primeira e segunda infância”, disse Rossi. “Além dessa reforma, está previsto a construção das cinco novas creches-escola entre 2015 e 2016”, complementou Paganini.
Término das aulas e carteirinha de transportes
Flávia Rossi aproveitou a oportunidade para informar que o prazo de inscrições para o transporte rural de 2015 termina na sexta-feira, 19. Os pais ou responsáveis devem comparecer à sede da secretaria de educação com toda a documentação necessária para garantir o benefício. “Precisamos concluir esse processo o quanto antes para planejar a rota do ano que vem”, explicou. Ela também enfatizou que as aulas nas creches municipais continuam de modo regular até dia 30 de dezembro, sendo que haverá recessos apenas nos dias 24, 25, 26 e 31. As férias coletivas começam em janeiro e o retorno das aulas ocorre no dia 05 de fevereiro.
Já as unidades de Ensino Infantil e Fundamental concluíram o ano letivo na última quinta-feira e estão em férias. As aulas regulares retornam no dia 09 de fevereiro.
Flávia Rossi destacou a diminuição do déficit de vagasno início do ano.