A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Seção de Abastecimento Escolar, intensificou neste ano a fiscalização na qualidade da merenda escolar servida nas escolas e creches do município. De forma aleatória, pelo menos cinco vezes por semana alguns estabelecimentos de ensino são visitados por uma equipe técnica que recolhe amostras da alimentação servida aos alunos.
O objetivo da ação é verificar a qualidade dos gêneros alimentícios que compõem a merenda. Uma atenção especial é dedicada às carnes e aos hortifrutigranjeiros, com análise da coloração e temperatura de acondicionamento dos produtos, além de rígido controle de estoque e da higiene dos locais de preparo. Na oportunidade também é verificado se o cardápio, previamente definido com base em alimentos ricos em nutrientes, está sendo seguido pela empresa responsável pela produção da alimentação.
Nestes primeiros meses do ano nenhuma irregularidade significativa foi encontrada. Houve apenas o registro de alterações de cardápios que foram prontamente sanados após justificativa de problemas de entrega por parte dos fornecedores. O objetivo da fiscalização é inibir qualquer tipo de irregularidade, pois a existência da fiscalização faz com que a empresa e seus profissionais fiquem atentos para que não haja falhas no processo. Mesmo assim, este novo trabalho não substitui a fiscalização diária das diretoras das unidades de ensino, que, ao observar alguma possível irregularidade, devem acionar o setor, que imediatamente faz análise e se for o caso notifica a empresa. A proposta é apenas de complementar de forma técnica o trabalho feito pelas diretoras, que, diante da proximidade do dia a dia, também verificam a qualidade dos alimentos.