Nesta semana, a divulgação do IOEB (Índice de Oportunidades da Educação Brasileira) aponta que a educação municipal, proposta pela Prefeitura de Amparo, está acima dos índices brasileiros. A divulgação foi comemorada pela municipalidade.
A nota geral Brasil é de 4,5 pontos em uma escala de 0 a 10. Amparo recebeu a nota 5,2 e dentro do Estado está entre os cem municípios com a maior nota, entre as 645 cidades.
O IOEB é um índice único para cada local (município, estado ou Distrito Federal), que engloba toda a educação básica - da educação infantil ao ensino médio, de todas as redes existentes no local -, bem como todos os moradores locais em idade escolar, e não apenas os que estão efetivamente na escola.
O levantamento é feito a partir da relação de um conjunto de fatores e seus respectivos pesos. Esses fatores estão divididos em dois grupos: insumos educacionais, ou seja, fatores essenciais para um bom resultado educacional e resultados educacionais, sejam eles de atendimento, de aprendizado ou de aproveitamento escolar.
Indicadores de resultado educacional: IDEB anos iniciais do ensino fundamental e finais do ensino médio; Taxa Líquida de matrícula do ensino médio.
Resultado confirma o resultado do IDEB de Amparo
O resultado dos bons índices da Educação de Amparo já estava sendo confirmada desde o ano passado. A mudança na orientação pedagógica implantada pela Secretaria Municipal de Educação desde o início da atual administração passou com louvor no primeiro grande teste a que a Educação amparense foi submetida. A nota de Amparo no IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – saltou de 5,5, em 2011, para 5,9 em 2013.
Com este resultado, Amparo ultrapassou cidades como Mogi Mirim, abriu vantagem sobre Bragança Paulista e Itapira, e permanece à frente de grandes cidades como Campinas (veja o quadro). De quebra, aumentou a diferença na vantagem que tinha em relação ao Índice Nacional, que foi de 5,2.
Outra boa notícia: com o resultado obtido neste último teste, Amparo já ultrapassou a meta estabelecida pelo Ministério de Educação e Cultura do governo federal para 2015 (nota 5,7) e está a apenas um décimo de atingir a meta para o ano de 2.017.
O que é o IDEB - O IDEB foi criado pelo INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas – em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir em um só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações.
O índice agrega o enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep à possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar e médias de desempenho nas avaliações do INEP, o SAEB – Sistema de Avaliação da Educação Básica – para as unidades da federação e para o País, e a Prova Brasil – para os municípios.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.