Quem passa pela Rua José Bonifácio e olha para os vasos colocados ao longo do calçadão, com as flores vivas e ornamentando aquela via, não sabe o verdadeiro motivo de tanta vivacidade nas plantas. Um trabalho cuidadoso e que requer gosto pelo que faz tem resultado na beleza das plantas, mesmo em uma época de poucas chuvas e de tanto descaso das pessoas que muitas vezes depositam lixo nos vasos.
Funcionário público há 25 anos, José Carlos de Lima, o Carlinhos, 52, é o responsável pelo cuidado com as plantas. De segunda a sexta-feira, impreterivelmente, Carlinhos está lá, na principal rua da cidade, regando as plantas, tirando o mato e, principalmente, o lixo deixado por desleixados que desconhecem os principais mandamentos da preservação do meio ambiente.
Essa função, que lhe foi dada na atual administração, é executada com a maior satisfação. “Faço isso com o maior prazer, pois sei que sem água as plantas não sobrevivem”, diz Carlinhos. “Também tiro o mato e a sujeira que as pessoas deixam nos vasos”.
Lotado na Secretaria de Serviços Públicos, Carlinhos cuida também dos canteiros da Ladeira São João e do Parque Juca Mulato. “Aqui na José Bonifácio uso as garrafas que trago no carrinho, mas no parque e na ladeira dá para usar a mangueira”, explica.
Essa rotina de trabalho que é executada por Carlinhos tem deixado a principal via da cidade com um aspecto mais alegre. As plantas resistem à seca e dão um colorido especial ao dia-a-dia das pessoas que por ali transitam. E as plantas, com certeza, agradecem.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.