Desde 2003, a Associação Comercial e Empresarial de Itapira não vivenciava uma disputa entre dois grupos para o comando da instituição. Naquele ano, José Luis Lopes era candidato à reeleição e Ariovaldo Maniezzo, candidato dissidente. Na ocasião, Zé Luiz foi reconduzido ao cargo com 60% dos votos.
Aquela eleição acabou selando o distanciamento entre a Associação Comercial e o Sindicato do Comércio Varejista, que era presidido e é até hoje pelo Ariovaldo Maniezzo. Mais adiante, Nivaldo Franco, apoiado pela ACEI, lançou-se candidato ao Siconvit para dar o troco à disputa de 2003. Dessa vez, levou a melhor o candidato Maniezzo.
Tal desavença, só veio a ser superada com a eleição de José Natalino Paganini, em 2009, que conseguiu costurar uma parceria de sucesso com Ariovaldo Maniezzo, que juntos, levaram as duas entidades a trabalharem em sintonia em defesa dos interesses dos associados. Foi desse processo, por exemplo, o sucesso na manutenção e instalação do SENAC na Praça Bernardino de Campos.
O presidente José Natalino Paganini, poderia estatutariamente ter se lançado candidato à reeleição, fato que, provavelmente, em face do trabalho realizado por ele, poderia desestimular a candidatura de uma chapa concorrente. Mas Paganini, pragmático, optou pelo caminho mais difícil e perigoso.
Difícil pela necessidade de construir uma candidatura nova. Era mais fácil apresentar um nome pronto e conhecido, o dele. Perigoso, pois, uma eventual derrota poderia representar uma reprovação à sua administração e, consequentemente, respingar na campanha para prefeito, na qual ele é pré-candidato.
Indagado sobre isso, Paganini esclareceu: “Quase todo mundo foi contrario à minha decisão de não concorrer. Até o Barros Munhoz me aconselhou o contrário. Mas não seria justo, nem eticamente recomendado sob o meu ponto de vista, sair candidato nessas condições. Entendi, perfeitamente, os argumento e as boas intenções dos meus companheiros. Logo eu teria que dedicar-me à campanha. Fui pela minha consciência. Ganhar ou perder é consequência da disputa.”
Mas Paganini surpreendeu os presentes na hora da divulgação dos resultados dizendo que além da pré-candidatura, outro motivo tinha pesado para não se apresentar à reeleição: “sou favorável à rotatividade, à mudança gradativa como vai acontecer.” E completou: “o importante é que o processo iniciado, não seja interrompido por questiúnculas pessoais.”
Antes de anunciar oficialmente os resultados, Paganini fez questão de encerrar todo e qualquer constrangimento que possa ter nascido na disputa: “da forma que começou, nós iremos terminar, nós temos aqui o candidato José Aparecido, da chapa 1, o Neto, representando o Rodrigo, da chapa 2, de forma tranquila e transparente. Os dois estão aqui do meu lado e com muito orgulho anunciarei o resultado. Lembrando que na gestão 2009-2012 nós colocamos um projeto que diz tudo o que significa a Associação para os comerciantes, para os industriais, para os profissionais liberais, para os associados da Unimed, CDA e Uniodonto, que é a ACEI é de todos.”
O resultado das eleições de 2012 da ACEI:
Total de votantes: 424
Total Chapa 1: 293
Total Chapa 2: 124
Total Brancos: 5
Total Nulos: 2
Considerando os votos dado às duas chapas, a número um obteve uma vitória incontestável, 70%.
Depois do anuncio da chapa vencedora, Paganini encerrou o processo eleitoral, dizendo: “o resultado está aí, como eu disse, da forma como nós começamos o processo das eleições para 2012, aqui na Associação Comercial, de uma forma simples, transparente e democrática, como eu sempre costumo direcionar a situação.”
Logo depois José Natalino Paganini, em entrevista à nossa reportagem, declarou: “o final é exatamente isso, de forma tranquila. Quero parabenizar a chapa 2, do Rodrigo, que fez um excelente trabalho. Quero parabenizar a chapa do Cido, que também fez um bom trabalho e nós pudemos acompanhar, enfim, a palavra é tranquilidade.” E concluiu: “O Paganini dia 30 de março passará o bastão para o Aparecido. Colocarei o meu pijama. Pijama simbólico, né. A gente vai para uma outra luta aí que, consequentemente, com muito sucesso, muita força, muita coragem para as novas conquistas.”
A reportagem do Portal Cidade de Itapira ouviu o presidente eleito, José Aparecido da Silva: “o trabalho foi feito, a gente acreditava, sim, no resultado positivo. Deixamos de lado o excesso de confiança. Isso não seria bom. A disputa é aguerrida, mas é preciso respeitar o adversário. A gente só se manifestou depois do último voto contado. Mas a confiança sempre existiu pelo trabalho feito e sabíamos que o reconhecimento pelo trabalho que o Paganini e essa diretoria vêm realizando, viria, e veio com essa grande votação.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.