Afonso Moura, André Vizini, Mateus Ferreira, Fernanda Venturini, Carlos Jamarino, André Giraldi, Sandra Silva, Leandro Silveira Michele Berra e Cesar Bagnolo no encontro realizado no auditório da Associação Comercial
Acontece na tarde deste domingo, 15, na sede da Escola Técnica João Maria Stevanato o primeiro exame seletivo para preenchimento de 40 vagas do curso de Tecnologia de Gestão da Informática, o curso inaugural da FATEC (Faculdade de Tecnologia) de Itapira, cujo prédio localizado na região da Vila Boa Esperança está praticamente pronto para recepcionar estudantes e o corpo docente.
O Centro Paula Souza, entidade mantenedora do sistema FATEC/ETEC, recebeu aproximadamente 110 inscrições, mas somente pouco mais de 80 se materializaram em função da dificuldade encontrada por interessados ao pagar uma taxa de inscrição de R$70. Desta forma a corrida pelas primeiras 40 vagas terá cerca de dois candidatos para cada vaga, índice considerado como sendo bastante razoável pelo diretor da FATEC de Mogi Mirim e que foi designado para também ser diretor da FATEC de Itapira, o professor doutor André Luiz Ferrari de Moura Giraldi, de 38 anos.
Giraldi esclarece que o referido curso é o único num raio de 100 quilômetros a partir de Itapira e que possibilitará aos formandos ingressarem no mercado de trabalho exercendo funções em vários segmentos de atividade econômica. Revelou que em parceria com a Prefeitura e com o Ministério do Trabalho, o Centro Paula Souza vem prospectando a necessidade de novos cursos para serem implantados futuramente. Sem entrar em detalhes pelo fato do assunto ainda estar sendo discutido num estágio inicial, Giraldi disse que esses cursos levarão em conta as necessidades do setor produtivo local.
Ele e o colega professor doutor Michele David Berra, destacaram que Itapira possui como grande diferencial um gerenciamento muito bem formulado na qualificação profissional de seus munícipes e que esta postura vem ao encontro dos anseios da FATEC. Ambos participaram no início do mês de uma espécie de simpósio na sede da Associação Comercial, por iniciativa da Prefeitura, exatamente para falar sobre políticas de qualificação profissional, quando aproveitaram para falar dos benefícios que a vinda da FATEC vai causar no dia a dia da cidade. Giraldi conta que ficou particularmente impressionado com o fato da maioria dos representantes do setor de Recursos Humanos das empresas participarem do encontro. “Enxergamos em Itapira uma sinergia muito grande com a questão da empregabilidade”, disse Berra. No referido encontro foi apresentada parte do corpo docente que vai atuar na Fatec local.
Giraldi contou ainda que visita quase que diariamente as obras do prédio da FATEC e assegura que o padrão de qualidade é o melhor possível. “Já recebemos a maior parte do mobiliário. Acho que dentro de mais alguns dias teremos a inauguração oficial”, opinou. As aulas terão início impreterivelmente em 21 de julho.
Cuidados
Quem for prestar o vestibular – a maioria dos inscritos é da cidade - deve chegar bem antes ao local para conhecer as dependências e evitar atraso, segundo Berra. Deve trazer lápis preto número 2, uma borracha e caneta esferográfica preta. É proibida entrada de calculadoras e celulares deverão estar desligados. A prova será de múltipla escolha, com uma redação.
Berra e Giraldi estão satisfeitos com a acolhida da comunidade itapirense
O prédio está praticamente pronto e já recebeu parte do mobiliário
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.