Há praticamente um ano das definições partidárias tendo em vista as eleições de 2014, um fato novo ocorrido em Mogi Mirim chamou a atenção , embaralhando ainda mais as cartas do jogo político regional. Depois de ser ventilada recentemente a possibilidade do empresário do Nilson Higino, do Grupo BancredCard,se tornar candidato às eleições proporcionais(Deputado Estadual ou Deputado Federal) a novidade foi o comunicado de que ele se desfiliou do PDT de Mogi Mirim, cidade onde possui domicílio eleitoral .
Causou espécie entre os analistas o fato do PDT ser o partido ao qual é filiado o prefeito de Mogi Mirim, Gustavo Stupp, que teve em Higino um dos grandes apoiadores de sua candidatura no ano passado. Segundo a imprensa da vizinha cidade , Higino cuidou de negar qualquer tipo de entrevero com o prefeito mogimiriano afirmando que seu desligamento do PDT se deu de forma “absolutamente amigável”. “Sou um grande apoiador do atual prefeito, defendi a candidatura dele de uma forma espontânea e transparente sem jamais pleitear cargos ou indicações na esfera administrativa da prefeitura”, afirmou o empresário.
Com estas colocações deixa claro que do ponto de vista político seu compromisso com o prefeito Stupp terminou depois de esgotado o processo eleitoral admitindo também que tem agido de forma a aconselhar o amigo em assuntos aos quais é requisitada sua opinião, salientando que Stupp tem toda liberdade e discernimento para acatar ou não o que lhe é aconselhado. “Faço sugestões que nem sempre são ouvidas pelo prefeito. Neste sentido minha saída do PDT me deixa numa posição confortável tanto para aplaudir, como também , se for o caso, criticar aquilo que no meu entendimento estiver sendo conduzido de forma equivocada”, analisou, argumentando ainda que esta posição de neutralidade lhe agrada.
Quando instado a falar sobre suas pretensões políticas, Higino mostra uma postura mais comedida. Não fala abertamente na suposta candidatura, mas também não fecha as portas para uma eventual disputa. Afirma que até outubro, quando se esgota o prazo para filiações partidárias tendo em vista a disputa eleitoral do ano que vem, terá tempo suficiente para refletir sobre a questão. “Mogi Mirim fez muito por mim e quero retribuir” afirmou Higino, acrescentando que “pode fazer muito pela cidade ( Mogi Mirim) e também “pela região da Baixa Mogiana”, numa clara menção de que uma candidatura de sua parte é para ser levada a sério.
Itapira
Além de ser acionista da empresa Estacionamento Central, detentora da marca Central Park – que explora o sistema de estacionamento rotativo em Itapira desde 2011 - Higino tem antigas ligações com Itapira. Quando trabalhava como Bancário, no final da década de 1980, chegou a ser gerente da agência local do antigo Banco Comércio e Indústria (COMIND). Empresário bem sucedido no mercado financeiro, é uma pessoa que tem uma história de superação pessoal que numa eventual campanha eleitoral pode funcionar como espécie de divisor de águas a seu favor.
Nilson Higino possui negócios em Itapira onde é principal acionista da empresa que explora o sistema de estacionamento rotativo, a Central Park