A força-tarefa acionada pelo prefeito José Natalino Paganini e coordenada pela Secretaria de Obras, Serviços Urbanos e Planejamento eliminou, em apenas três dias, 1070 buracos das ruas de Itapira. Antes disso, haviam sido detectados, também pela Secretaria, 4232 buracos na cidade com diversos níveis de severidade. “Está sendo um trabalho intenso, que não mede esforços, mas que está dando resultados que a população já pode ver no seu dia a dia”, afirmou o prefeito.
No primeiro dia de operação, a quarta-feira, 2, as equipes trabalharam em seis vias: Rua Felício Colferai, na qual foram tapados 37 buracos; Rua Maestro Amério Passarela, com 80 buracos recuperados; Rua Aldo Piva, 45; Rua Ari Wilson Cremasco, 89; Rua da Imprensa, 2, e Avenida dos Italianos, com 110 buracos suprimidos.
No dia 3, quinta-feira, foram eliminados 416 buracos. Na rua Professor Fenízio Marchini, foram 79; na avenida Ary Wilson Cremasco, 6; na rua Sílvio Galizoni, 14; na rua Victorio Coppos, 19; na rua Reverendo Alfredo Guimarães, 9; na rua Soldado Constitucionalista, 50; na rua Joaquim Firmino, 2; na rua Soares, entre o número164 e a Rotatória, 49; na avenida dos Italianos (trecho entre os números 2020 e 2760), 142; na avenida Henriqueta Soares (trecho entre os números 51 e407), 31, e na rua Bela Vista, 15.
No dia 4, sexta-feira, foram tapados 291 buracos pelas equipes da Prefeitura. Foram 15 buracos na rua Emília Freitas; 86 na avenida Liberdade; 52 na rua Joaquim Firmino; 10 na rua Manoel Luiz da Rocha, e 128 na avenida Comendador Virgolino de Oliveira.
Todo o trabalho está sendo feito com mão-de-obra da própria Prefeitura. Os cálculos da Secretaria de Obras, Serviços Urbanos e Planejamento apontam que serão utilizadas no trabalho cerca de 360 toneladas de massa asfáltica. Ainda segundo a Secretaria, do total de 4232 buracos detectados, 2448 podem ser classificados como péssimos, ou seja, representam grande perigo para os motoristas de Itapira.
O trabalho de recuperação que está sendo feito desde a quarta-feira está sendo classificado pela administração municipal como emergencial, para evitar maiores riscos para a população. A administração prepara uma medida definitiva para as ruas e avenidas de Itapira, com o recapeamento de mais de 520 mil metros de vias de todos os bairros. Para isso, serão solicitados recursos ao governo do Estado, que deverão chegar ao município nos próximos meses.
Paganini acompanhou de perto o trabalho da operação tapa-buracos, ao lado do vice Dado Boretti