Foi realizado na noite de quinta-feira passada, 30 de agosto, um encontro patrocinado pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) por intermédio do Escritório de Desenvolvimento Rural (EDR) de Mogi Mirim, com produtores de leite da cidade, cujo objetivo era o de trazer subsídios para aperfeiçoamento das técnicas de produção e consequente diminuição dos custos.
Participaram cerca de 50 pessoas entre produtores, lideranças rurais e proprietários de laticínios. Previsto inicialmente para ter duas palestras, o encontro teve incluída de última hora a participação de Roberto Ribeiro Machado, da direção do Escritório de Defesa Rural (EDR) de Mogi Mirim, que falou sobre o andamento do programa Micro Bacias , realizado em sua segunda etapa.
Em seguida falou o médico veterinário Sandro Augusto Belli, itapirense que presta serviços na CATI de Mogi Mirim, que pormenorizou detalhes de um programa patrocinado pela Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo para fortalecimento dos produtores de leite. Um dos produtores presentes no encontro, Carlos Guerreiro, que já segue modelo de gestão preconizado pela CATI há três anos, fez um relato aos colegas a respeito das vantagens e eventuais desvantagens do processo.
O médico-veterinário Marcos Rani, do laboratório Hertape Carlier encerrou o ciclo de palestra falando sobre os cuidados com as bezerras e procedimentos corretos para que o rebanho cresça de forma sadia.
Laticínios
Ivo Marcos Peres Faria, engenheiro agrônomo chefe da Casa da Agricultura avaliou positivamente o encontro. “Foi importante entre outras coisas por ter permitido um contato direto entre produtores e o pessoal que atua na fabricação de produtos derivados”, mencionou, numa alusão à presença de donos de laticínio. Estavam representadas as marcas Pastora da Fazenda, Novo Millenium e Terra Z. “Tem uma indústria de laticínios florescendo na cidade e evidentemente que eles dependem de produto com preço acessível e de qualidade para alavancar seus empreendimentos. Este contato direto com os produtores foi muito positivo neste sentido”, finalizou.
Encontro teve expressiva participação dos pecuaristas da cidade