Dois párocos da cidade, Padre Francis Tadeu de Oliveira Mistrelli, da Paróquia de Nossa Senhora da Penha, e Ademir Bernardelli, da Paróquia de S.Benedito integram uma comissão diocesiana para preparação dos católicos em torno da realização de 23 a 28 de julho da Jornada Mundial da Juventude, que trará ao país o Papa Francisco.
Segundo Padre Francis, há pelo menos um mês vem sendo realizados diversos eventos nas 30 paróquias da Diocese de Amparo para capacitar fiéis que se dispuseram em ir até o Rio de Janeiro e Aparecida, para a recepção ao Papa Francisco. “Realizamos diversos encontros e estaremos realizando outros ainda nesta semana que tem início”.
Em Itapira ele estima que de um universo em torno de 40 pessoas que se colocaram à disposição, cerca de metade deve abraçar a empreitada. “As pessoas além da disposição natural para participar de um evento desta envergadura, que reunirá dezenas de milhares de pessoas, deve se programar de forma adequada. Questões como trabalho e outros compromissos que funcionam como fatores impeditivos devem ser muito bem avaliados”, defendeu.
Tanto ele como seu colega Ademir Bernardelli consideram que o evento servirá para fortalecer a imagem do Papa entre a comunidade católica e aproximar a juventude das boas causas. “A jornada terá o condão de um despertar da fé entre os jovens. Temos visto exemplos por todo o mundo, inclusive em nosso país de uma forma recente, que todas as mudanças começam pelos jovens”, disse Bernardelli.
Uma comitiva da Paróquia de S.Benedito está se programando para a visita em Aparecida, no dia 28, mas segundo Padre Bernardelli, na programação no Estado fluminense não houve registro de desejo de participação. Ele revelou ainda que a Diocese de Amparo estará recebendo nesta próxima semana jovens da França e da Itália, que serão recepcionados antes de se dirigirem ao evento do Rio de Janeiro.
Padre Francis: preparativos intensos
Padre Bernardelli: mudança começa pelos jovens