Esta foi uma semana de celebração para direção, corpo docente e estudantes que frequentam o curso de Enfermagem do IESI (Instituto de Ensino Superior de Itapira). No dia 30 de outubro foi publicado no Diário Oficial da União a portaria de nº 618 que reconhece o curso, decisão que na prática oferece o aval do MEC (Ministério da Educação) para que as atividades prossigam.
A coordenadora do curso, a enfermeira Daniela Cristina Sandy Turolli, disse que a boa nova trouxe mais motivação a todos. “A notícia foi divulgada nas salas de aula e de certa forma contagiou a todos pois a decisão do MEC representa um atestado de qualidade”, discorreu. Conforme seu relato, recentemente uma comissão do MEC visitou a escola e fez uma espécie de auditoria no funcionamento do curso. “Eles fazem diversas observações, elogiam alguns pontos, pedem providências para outros, mas no geral, levaram uma boa impressão do nosso trabalho, traduzida agora pelo reconhecimento oficial”, destacou.
O curso de Enfermagem foi introduzido em 2010. Em 2013 formou-se a primeira turma e uma outra vai se formar ao final do ano que vem. Um diferencial do curso oferecido em Itapira em comparação com outros de cidades da região é o fato de durar quatro anos. Os demais duram cinco. Daniela explicou que se trata da forma como o espaçamento da grade curricular é aplicada. “No nosso caso ela é mais condessada, ao passo que em outras escolas, mais espaçada”, comparou.
Pós-Graduação
A coordenadora aproveitou para divulgar uma outra informação que já era aguardada por muitas pessoas da área. O MEC autorizou o funcionamento de dois cursos de pós-graduação, UTI Terapia Intensiva Adulto e Gestão em Saúde. Enquanto o primeiro absorve essencialmente pessoas da área de enfermagem, o segundo pode ser frequentado por pessoas que fizeram outros cursos. “O curso de Gestão em Saúde tem como diferencial o fato de ser multidisciplinar no que se refere ao público alvo”, reforçou Daniela.
Docentes publicam artigo em revista científica
As boas novas que cercam o curso de Enfermagem do IESI neste final de ano não se resumem ao reconhecimento do MEC e ao anúncio da liberação de cursos de pós-graduação. Segundo a coordenadora Daniela Sandy, um artigo elaborado por ela e mais dois docentes, Thuê Camargo Ferraz de Ornellas, João Paulo Martins, além da participação especial da assistente social Paula Vanessa Sandy, foi publicado recentemente em uma das mais importantes revistas científicas do país.
O artigo que versa a respeito de cuidados com pacientes internados em clínicas psiquiátricas (Cumprimento de Medidas de Segurança em Unidades Psiquiátricas) foi definido em conjunto como tema deste semestre. “O curso de enfermagem transita por várias áreas da saúde e a gente sempre procura um tema diferente para propor uma discussão atual com os estudantes e com o próprio corpo docente”, explicou. O professor João Paulo Martins fez a apresentação oral do artigo recentemente durante a realização do XXXII Congresso Brasileiro de Psiquiatria, ocorrido de 15 a 18 de outubro em Brasília-DF.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.