Em vias de concluir oito anos no cargo de Prefeito, Antonio Hélio Nicolai, o Toninho Bellini, experimentou no sábado, 15, uma das mais fortes emoções desfrutadas no exercício dos dois mandatos populares que lhe foram conferidos pela população local, quando foi entregue o conjunto habitacional que leva o nome de seu pai, Hélio Nicolai, falecido aos 81 anos em 2007.
A cerimônia de entrega das casas foi bastante prejudicada pelas chuvas. Ainda sim, segundo cálculos dos organizadores cerca de 800 pessoas assistiram à entrega das chaves. Os proprietários receberam uma espécie de Kit contendo documentação e algumas peças do imóvel como torneiras que foi entregue no dia da entrega como arte de uma orientação Torre Engenharia, empresa que construiu as moradias, para evitar furtos.
Assim como em etapas anteriores, foram reforçadas informações - inclusive com a distribuição de um manual - para que os proprietários cuidem da manutenção do imóvel e até dicas de convivência com vizinhos. Com planta de cerca de 43 metros quadrados contemplando dois dormitórios, cozinha e banheiro, os imóveis foram entregues com muro lateral, entrada para garagem, uma árvore plantada em frente as residências, restando apenas o fechamento da área de entrada.
Cada unidade foi estimada em torno de R$ 70 mil com financiamento da Caixa Econômica Federal e recursos do programa Minha Casa, Minha Vida II, do governo federal, aí no caso contemplando famílias com renda entre 3 a 5 salários mínimos, processo diferente da entrega das unidades entregues no Conjunto José Tonolli no primeiro semestre de 2011 cuja aquisição recebeu subsídios do próprio governo federal e foi destinado para famílias que tivessem renda entre um e dois salários mínimos.
Emoção
A cerimônia de entrega até que foi rápida. No local estiveram além de Toninho Bellini, os demais irmãos, Mino Nicolai (vereador); Leila Aparecida; Silvania Maria; Valéria Nicolai Piardi e os netos: Eduardo, Igor, Yuri, Ingra, e Luana. Duas netas, Vivian Nicolai (filha de Toninho) e Larissa se ausentaram por motivos distintos. A primeira está radicada no Estado do Mato Grosso e a segunda passa por tratamento médico.
Destaque também para as presenças da primeira-dama Marina Nicolai e de Aparecida Nicolai Rossi, de 83 anos, irmã do homenageado. Falaram em nome da família, Leila e , é claro, o atual prefeito. Mino Nicolai descreve a emoção da homenagem: “Ficamos todos muito sensibilizados. Um momento marcante na vida de cada um dos filhos do Hélio Nicolai”.