Ezequiel Barel Filho é itapirense, professor e historiador. Começou a sua vida acadêmica em Direito, na PUCC. Logo percebeu que a sua praia era outra. Chamado para o curso de História da Universidade de Ouro Preto, não pensou duas vezes. Fez as malas e partiu. Amigos, familiares e professores tentaram tirar da cabeça dele essa idéia maluca de fazer o curso de História.
Perguntavam-lhe: o que você vai fazer com isso?
Prevaleceu a vocação. Ezequiel estava feliz em Ouro Preto, mas a cidade era muito longe e o seu apego à família e aos amigos era muit grande. Não sairia da UFOP por qualquer coisa. Lutou para conquistar um espaço na Unicamp, num sistema de seleção mais concorrido e difícil que o próprio vestibular. Conseguiu.
Na primeira oportunidade que apareceu para aprimorar os seus conhecimentos, la se foi para Portugual, para a Universidade de Coimbra.
Agora, Ezequiel pretende fixar-se em Itapira, buscando trabalho na cidade e na região. "Quero viver com o suor do meu trabalho, naquilo que gosto de fazer. Sei que vou conseguir," declarou.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.