Três pessoas são internadas por dia, em média, por envenenamento, intoxicação ou exposição à substâncias nocivas. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Crianças de 1 a 4 anos são a maioria das vítimas. Das internações registradas no ano passado, 199 foram de pacientes desta faixa etária, a maioria do sexo masculino.
Em 2011 a Secretaria registrou 951 internações causadas por ingestão ou inalação de líquidos ou gases tóxicos em decorrência de acidentes domésticos ou de trabalho. Desse total, 29 pessoas morreram. Em 2010 foram registradas 1.132 internações e 26 mortes.
O caso mais recorrente entre as crianças é a ingestão de medicamenos, geralmente armazenados em locais inapropriados. Por isso, é importante não deixar remédios em locais de fácil acesso para crianças, como armários embaixo da pia do banheiro ou em mesas de cabeceira no quarto.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.