O enviado especial da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Liga Árabe para a Síria, Kofi Annan, vai a Damasco (capital síria) no próximo sábado (10). A data foi confirmada hoje (5) pelo secretário-geral da Liga Árabe (que reúne 22 nações), Nabil Al Arabi. A visita será acompanhada também pelo ex-chanceler palestino Nasser Al Qudwa.
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse que a missão tem o objetivo de "obter um cessar-fogo”. Segundo ele, serão feitos esforços para pôr fim à onda de violência e ajudar a encontrar uma solução política pacífica para crise. Há um ano, o governo do presidente sírio, Bashar Al Assad, é alvo de protestos no país. Estima-se que mais de 7,5 mil pessoas foram mortas devido à violência e à repressão.
No fim de semana, as manifestações se estenderam para fronteira entre a Síria e o Líbano. Alguns protestos chegaram até a capital libanesa, Beirute. As autoridades estrangeiras, lideradas pelos árabes, tentam evitar uma ação militar na região. Assad, por sua vez, nega a autoria das ações repressivas e diz que reage a atos terroristas.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.