O jornalista da Secretaria de Esportes e deficiente visual, Glauco Lauri, ministrou 3 Palestras Motivacionais "Enxergando com o coração", nos dias 28 e 29 de janeiro, na Manufatura de Brinquedos Estrela.
Os encontros fizeram parte da programação da XII Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho), organizada pelos membros da CIPA.
Glauco falou por cerca de 1 hora em cada palestra, totalizando 217 encontros realizados desde 2010. "Na Estrela iniciei meu 6º ano levando meu testemunho de vida, através da Palestra Enxergando com o coração. Ser deficiente visual não é como as pessoas imaginam ser, quando fecham os olhos , por um minuto e tentam fazer algo", conta Glauco.
Os temas centrais dos encontros foram solidariedade, preconceito, recomeço, inclusão, mercado de trabalho, pratica esportiva, fé e superação.
"Temos que enfrentar muito preconceito, proveniente do desconhecimento das pessoas que não conhecem nossa realidade", salienta Glauco, que ficou diabético aos 14 anos e cego aos 29 em consequência de retinopatia diabética. Entretanto, Lauri não deixou que isto se transformasse numa barreira e foi à luta.
"Nas palestras procuro motivar as pessoas a não desistir dos sonhos, valorizar as pequenas coisas e sobretudo, estender a mão e abrir o coração para quem precisa", diz o deficiente.
Segundo Lauri, neste ano, sua prioridade será revisitar algumas escolas e empresas, onde palestrou pela última vez em 2011 e 2012, além de realizar um sonho: publicar um livro.
"Faço tudo que posso sozinho e garanto, não é pouco", finaliza Glauco, que agradece o apoio da Secretaria de Esportes e Cahek.
Contatos para agendamento das palestras podem ser feitos pelo E-mail [email protected] ou pelos telefones 98162-0408, 3863-3986 e 3863-0071.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.