As equipes de resgate indonésias procuram, neste domingo (2), sobreviventes da erupção do vulcão do Monte Sinabung. De acordo com os últimos dados oficiais, 14 pessoas morreram depois de terem sido atingidas pela cinza escaldante expelida pelo vulcão, em uma das maiores erupções dos últimos tempos.
O vulcão, na Ilha de Sumatra, um dos vários ativos na Indonésia, entrou em atividade em setembro passado e, ontem (1º), lançou rochas incandescentes e cinzas. A região em torno do vulcão está coberta por cinzas, principalmente na aldeia de Sukameriach, que fica a cerca de três quilômetros da base do vulcão. Mais de 25 mil pessoas tiveram que ser evacuadas da região em torno do Monte Sinabung.
A Indonésia fica no chamado Círculo do Fogo do Pacífico, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica, com mais de 400 vulcões, dos quais ao menos 129 continuam ativos e 65 são considerados perigosos.
* Com informações da Agência Lusa e da RTVE
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.