A demora para colocar em funcionamento um equipamento para a prática de um esporte radical muito popular entre a garotada acabou sendo recompensada com a utilização de uma pista de bicicross da mais alta qualidade. A fama da pista se espalhou rapidamente e desde setembro do ano passado a SEL (Secretaria de Esportes e Lazer) vem cuidando para que a prática do esporte seja acessível a todos.
Osecretário de Esportes e Lazer, o professor Luiz Domingues, autorizou a aquisição de 10 bicicletas para a prática de BMX, com acessórios de segurança inclusos. Destacou ainda o professor de Educação Física Leandro da Silva Araújo, de 23 anos, para maiorrealizar um curso intensivo em Paulínia com a equipe que integra a seleção brasileira da modalidade. Com efeito, desde setembro do ano passado os meninos têm aulas em dois períodos em dia pares.
Araújo estima que atualmente pelo menos 50 meninos estão matriculados e já tem gente esperando oportunidade para fazer parte da turma. Apesar da predominância dos meninos, também existem algumas meninas que manifestam interesse.
Foi o caso da competidora Sara Maniezzo Moysés, duas medalhas de ouro e uma de prata nos Jogos Regionais de Itatiba. Felipe Prado da Silva, 19, outro competidor de Itapira, disse que a pista acabou se tornando um diferencial. “Eu mesmo não sabia quase nada. Aprendiz a gostar da BMX e espero melhorar ainda mais”, disse.
Atento a todos os movimentos – quedas são rotineiras – Araújo conta que a molecada vai aprendendo aos poucos os macetes e que antes de mais nada são aplicadas técnicas para evitar acidentes. “Com o desenvolvimento das aulas eles vão aprendendo outros macetes. Tem muita gente boa se projetando”, aposta o professor.
A dona de casa Mirela Aparecida de Toledo tem levado o filho Gabriel Santiago, de 12 anos, para praticar a modalidade. Disse que o menino demonstrou interesse e ela deu a maior força. “Ele é muito dependente de videogames. Achei ótima a ideia dele fazer aulas de ciclismo”, comentou. Mirela revelou ainda que antes de matricular o garoto, procurou informações com outras mães. “Tive as melhores referências possíveis”, garantiu.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.