Mauro Guinato, 52 anos, trabalha na área hidráulica de uma empresa da cidade e, nas horas vagas, tem um hobby um tanto quanto peculiar: adestrar escorpiões. Há cerca de 30 anos, ele trabalhava nos cafezais da fazenda de sua família na Vila de Barão Ataliba Nogueira e adquiriu o gosto de caçar animais peçonhentos, inclusive cobras.
Foi nesta mesma época que ele conheceu um homem da região do Mato Grosso, que era descendente de índios. “Foi ele que me ensinou essa técnica de adestramento dos escorpiões e me pediu para não passar para mais ninguém. Já me ofereceram até dinheiro para que eu contasse, mas não aceitei”, conta Guinato, também conhecido como ‘O Escorpião Rei de Itapira’.
Assim que se mudou para a área urbana, ele passou a caçar escorpiões e aplicar a técnica aprendida com o matogrossense. Passado todo o processo – que ele mantém sob sigilo – os então agressivos e perigosos animais peçonhentos se transformam em dóceis e amigáveis pets, que circulam por todo o corpo de seu ‘dono’, permitem ser acariciados e até escondem o ferrão para não ferir ninguém.
Guinato, que já foi picado por animais da espécie, conta que age com cautela durante o hobby. “Tem gente que fala que eu tiro o ferrão e o veneno dos escorpiões, mas nem sei fazer isso. Eles só ficam mansos mesmo. Pra fazer meu trabalho levo aproximadamente um dia e preciso de alguns materiais específicos. Mas é claro que tomo cuidado, não dá pra pegar qualquer animal por ai com a mão”, explica.
O cuidado com os escorpiões também fez com que Guinato passasse a criá-los. Utilizando embalagens plásticas ele monta apartamentos para que eles possam se reproduzir. Dentro de cada caixa são colocados pequenos potes de água e insetos para que eles possam se alimentar. “Os filhotes também ficam mansos. Além do meu trabalho com cada um deles, a convivência com os demais animais dóceis faz com que eles não se tornem agressivos. Na época de calor já cheguei a ter mais de 50 escorpiões”, narra.
Para pavor da família, Guinato revela que alguns de seus bichinhos de estimação já se perderam em casa ou no carro, mas ele garante que eles não se tornaram risco pra ninguém. As brincadeiras com os vizinhos e os passeios carregando os escorpiões pelo corpo também já geraram bons sustos. “Uma vez um vendedor da Festa de Maio me disse para tirar o escorpião do bolso e comprar o produto. Eu tirei um dos meus bichinhos do bolso e ele assustou, mas foi ele quem pediu”, brincou.
Sobre a possibilidade de transmitir sua técnica para outra pessoa, o ‘Escorpião Rei’ garante que só fará isso quando estiver bem mais velho ou então se algum dia for convidado para trabalhar nessa área. “Se aparecer um trabalho para lidar com escorpiões eu topo e ai sim ensino o truque. Caso contrário, manterei em segredo por mais algum tempo”, garante.
Um vídeo produzido pelo cineasta itapirense Daniel Ramonda sobre o hobby de Mauro Guinato também ganhou as redes sociais nas últimas semanas. Em poucos minutos, o espectador vai do espanto ao nervosismo ao ver o homem lidando com animais peçonhentos tão perigosos. Para assistir ai vídeo, basta acessar o site www.youtube.com e buscar pelo vídeo ‘O escorpião rei de Itapira’.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.