Na última segunda-feira, 10, o escritor itapirense Thiago de Menezes fez o lançamento de seu livro Desvendando o Sítio do Picapau Amarelo. O lançamento aconteceu no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, na cidade do Rio de Janeiro, a partir das 15h30.
O evento foi organizado pela Alap (Academia de Letras e Artes de Paranapuã), onde Menezes ingressou há dez anos. Em seguida, houve a entrega do Diploma de Mérito Artístico Lúcia Lambertini a diversas personalidades, recordando a eterna Emília do seriado da TV Tupi. Em Itapira, o lançamento do livro ocorreu no dia 09 de outubro e contou com a presença de escritores, acadêmicos, empresários regionais e professores. Na oportunidade, a atriz Juliana Avancini fez uma participação especial caracterizada de Emília.
A obra mostra um tema até então inédito e resgata muitas informações que se perderam na memória social da maioria das pessoas. O livro analisa o seriado Sítio do Picapau Amarelo em suas duas primeiras décadas na televisão brasileira, que teve início na TV Paulista, em 1951, e depois estreou na TV Tupi de São Paulo, onde permaneceu sendo exibido por dez anos, de 1952 a 1962. Posteriormente, em 1964, o seriado foi para a TV Cultura e em seguida para a TV Bandeirantes, em 1967.
Lançado pela Editora All Print, de São Paulo, o livro tem a contracapa assinada pela atriz Zodja Pereira, que viveu a personagem Emília no Sítio do Picapau Amarelo da TV Bandeirantes nos anos 60. A apresentação é escrita por Mauro Gianfrancesco, profissional de televisão, produtor e ator da TV Tupi, co-autor do Livro Astros e Estrelas da TV Tupi – SP. Artistas como Lúcia Lambertini, David José, Edy Cerri, Zeni Pereira e Daniel Filho também são citados pelo autor.
Esse é o terceiro lançamento literário do itapirense, que também assina outras obras que enfocam as décadas de 50 e 60, como Jamil Abrahão – Os Anos Dourados de Uma Sociedade e Os Pioneiros do Rock’n roll Brasileiro (Evolução da música jovem no Brasil no período 1955 – 1965). Recentemente, ele fez a divulgação de outro trabalho que está no mercado editorial, o livro Banho de Lua – Tony e Celly Campello, que fala sobre os primórdios da música jovem no Brasil.
Atualmente, Menezes é colunista da Revista Absoluta, de Campinas, atua no circuito cultural entre São Paulo e Rio de Janeiro e preside as Academias de Letras de Águas de Lindóia e Itapira.
Menezes e Juliana Avancini durante o lançamento em Itapira
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.