As pessoas com deficiência ganharam um contingente de profissionais mais preparados para atender às suas necessidades após a formatura de 51 alunos da primeira turma do Curso de Qualificação Básica de Cuidadores de Pessoas com Deficiência, oferecido pelo governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
"Há perto de um bilhão de pessoas com deficiência no mundo, sendo 42 milhões no Brasil e quase nove milhões em São Paulo. Há necessidade de termos pessoas preparadas, com formação, comportamento e conhecimento para poder trabalhar e prestar esse serviço importantíssimo em escolas, hospitais, residências", disse o governador Geraldo Alckmin.
No curso de capacitação, o aluno recebe informações cruciais sobre saúde, organização, planejamento, moda e direitos, entre outros assuntos. A aluna Rosimeire de Sousa, que já trabalha na área, foi escolhida para ser oradora da 1ª turma e recebeu o certificado das mãos do governador. "Tivemos um conteúdo de ponta, com nível de pós-graduação de universidade. O certificado é importante, assim como o amor", disse ela.
O curso teve duração de três meses e 90% do plano de ensino foi realizado à distância, por meio de uma plataforma virtual. O conteúdo do curso foi distribuído em seis eixos principais: "Noções de Organização e Planejamento", "Hospitalidade Doméstica e Pública", "Moda Inclusiva", "Direitos da Pessoa com Deficiência", "Saúde Integral" e "Saúde da Pessoa com Deficiência".
Segundo Alckmin, novas turmas serão formadas. "O projeto deve continuar: já temos 1.300 inscritos para o segundo curso, que deve começar em setembro. Depois vamos expandir para todo o Estado de São Paulo."
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.