A Federação Paulista de Futebol (FPF) e a Fundação CASA anunciaram que irão realizar novamente em conjunto a VIII Copa CASA de Futebol de Campo. O evento, que começa no final de janeiro, reunirá 1.200 adolescentes de 80 centros socioeducativos do Estado de São Paulo.
A parceria, que teve início em 2004, foi confirmada durante reunião realizada na sede da FPF entre o presidente da FPF, Marco Polo Del Nero, e o vice-presidente da Fundação CASA, Antonio Cláudio Piteri.
"É um evento importante que tem dado um retorno muito positivo", afirmou Piteri, que representou a presidente Berenice Giannella durante a visita. "O esporte é uma ferramenta pedagógica importante e um dos fatores responsáveis, sem sombra de dúvidas, para a queda da reincidência na instituição (de 29% em 2006 para 13% em 2011, na medida de internação)".
Para Del Nero, a realização da Copa da CASA é uma contribuição social importante prestada pelo futebol profissional paulista. "É uma forma de contribuir com a integração social dos adolescentes atendidos pelo Governo do Estado".
Desde o início da parceria com a FPF, os jogos das quartas de final da Copa da CASA são realizados como preliminares do Campeonato Paulista de Futebol. Neste ano, não será diferente.
"Isso é muito importante porque a garotada fica mais animada para participar", diz Zé Maria, o Super Zé, ex-craque da Seleção Brasileira e do Corinthians e coordenador de futebol da Fundação CASA.
E, com os adolescentes mais empolgados, tem-se como trabalhar melhor a questão pedagógica. É o que diz Carlos Alberto Robles, gerente de Educação Física e Esportes da Fundação CASA. "Nossa ideia não é apenas fazer uma grande competição, mas usar o esporte como meio de educar para valores como a disciplina, o respeito ao próximo e o cuidado com a saúde".
Além de ceder espaço nos estádios, a Federação Paulista entra com a arbitragem dos jogos. A Copa da CASA começa no final de janeiro numa fase em que os jogos serão regionais - isto é, dividido entre as 11 divisões regionais da instituição.
Depois, nas quartas de final, os jogos começam a ter caráter estadual, com unidades de várias regionais disputando jogos entre si - isso acontecerá no começo de março. A final da competição acontece no último final de semana de março.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.