Barros Munhoz e Paganini: dever cumprido e mais uma grande notícia para os itapirenses
O povo itapirense que ainda comemorava o presente natalino da instalação da primeira faculdade pública na cidade, a Fatec, recebeu, logo no segundo dia de 2014, um grande bom princípio de Ano Novo. Festejou a estadualização da estrada Itapira/Mogi Guaçu, a Rodovia Antônio Joaquim de Moura Andrade.
O decreto foi assinado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), no Palácio dos Bandeirantes, diante da presença do deputado Barros Munhoz (PSDB), do secretário Estadual de Transportes, Saulo de Castro; do superintendente do DER, Clodoaldo Pelissioni; do secretário Estadual de Segurança Pública, Fernando Grella Vieira; do prefeito José Natalino Paganini (PSDB) e do prefeito de Mogi Guaçu, Walter Caveanha (PTB). Participaram também da cerimônia vereadores itapirenses, vários secretários municipais, empresários, lideranças da cidade e convidados que integraram uma comitiva de mais de 100 itapirenses.
As duas conquistas, aparentemente distintas, são fundamentais para a configuração do futuro de Itapira. A Fatec qualificará profissionalmente os jovens oferecendo todas as ferramentas necessárias para enfrentar um mercado de trabalho cada vez mais seletivo e exigente, em que os avanços tecnológicos vêm tomando conta de todos os setores. A estrada, que a partir de agora deixa de ser vicinal para se tornar uma SP livrará o município dos altos custos de manutenção, estes insatisfatórios para os usuários por conta do alto volume de tráfego, trará melhoria significativa na segurança ao adotar o padrão paulista de estradas rodoviárias e, o mais importante, se transformará, em curto espaço de tempo, num grande corredor de desenvolvimento econômico. A estrada que ostenta alto potencial de distribuição para várias regiões do Estado de São Paulo e de Minas Gerais oferecerá áreas planas, principalmente no município de Itapira, para instalação de distritos industriais.
O deputado Barros Munhoz classificou a Fatec como a maior conquista que ele poderia oferecer a Itapira como deputado: “é a maior conquista na área educacional de todos os tempos. É uma mudança de paradigma, é um novo capítulo que se escreve, é a oportunidade de formar profissionais extremamente qualificados em Itapira. Um curso de tecnólogo que sem duvida nenhuma é referência para o Brasil e para a América Latina”. O outro sonho de Barros Munhoz que também requereu décadas de luta, milhares de procedimentos burocráticos e muitas idas e vindas desanimadoras fizeram com que o deputado assistisse a cristalização do sonho desenvolvimentista antevisto há mais de 30 anos: “a estadualização fará desta estrada um instrumento vital de desenvolvimento regional, interligando a Mogiana aos centros consumidores e beneficiando mais de 20 municípios”.
O governador Geraldo Alckmin declarou que a estrada receberá brevemente obras emergenciais de manutenção. Disse, ainda, que o decreto abre caminho para a elaboração do projeto executivo (um investimento previsto na ordem de R$ 1,2 milhão) que norteará a recuperação da pavimentação, a construção dos acostamentos e acessos e as sinalizações de segurança para que os 22,5 quilômetros se enquadrem no padrão das estradas paulistas, que devem requerer investimentos em torno de R$ 40 milhões. “Não é justo a prefeitura estar investindo na rodovia que serve o estado inteiro, até outros estados como, no caso, Minas Gerais”, frisou o governador.
Para o prefeito Paganini tudo o que Itapira vem recebendo do governo do estado é prova cabal da importância da parceria que o município tem hoje com o deputado Barros Munhoz fazendo a ponte e brigando pelos interesses de Itapira e região usando toda a força do mandato, prestígio e respeito conquistados. “Nós temos que agradecer mais uma vez ao nosso deputado por mais essa fantástica conquista. Uma conquista que muita gente só vai entender a importância dentro de alguns anos”, finalizou Paganini.
Governo garante que não haverá praça de pedágio
Logo após o anúncio da estadualização da estrada Itapira/Mogi Guaçu uma dúvida ganhou as preocupações de parte da população depois que notícias surgiram dando conta da possibilidade de cobrança de pedágio.
Ao tomar conhecimento do assunto Barros Munhoz acabou fazendo graça: “esse pessoal sempre tentou desqualificar as minhas grandes conquistas para o povo de Itapira. Foi assim com a construção do Hospital Municipal, com a instalação do IESI, com a vinda de empresas como a Estrela, com a duplicação da Itapira/Mogi, com a ETEC e, mais recentemente, com a FATEC. Mas desta vez eles inovaram, resolverem me chamar de “burro”, por tabela. Na verdade, não só a mim, mas a maioria do povo de Itapira que sabe que jamais eu ofereceria um presente de grego. Algo que pudesse prejudicar o meu povo. E tem mais, será que alguém acredita que eu levaria para Itapira, uma estrada estadualizada, em ano de eleição, com a perspectiva de cobrança de pedágio mais tarde? É claro que não. Foi difícil essa conquista porque desde o princípio venho tratando para que ninguém tivesse ônus, assim como a maioria esmagadora das estradas paulistas similares. Eu tenho a garantia do governador”.
O superintendente do DER, Clodoaldo Pelissioni, ao ser questionado sobre o assunto, por telefone, garantiu que não há nenhuma previsão de instalação de praça de pedágio nos 22,5 quilômetros que começa em Itapira e vai até a estrada Mogi-Guaçu/Pinhal. “Na pior das hipóteses, as mais remotas possíveis, em face de eventuais mudanças de planejamento, mudanças essas absolutamente normais na área governamental, os moradores das duas cidades, Itapira e Mogi Guaçu, a exemplo do que já vem ocorrendo em situações semelhantes, seriam isentados do pagamento de pedágio. E isso é definitivo”.
Nada cai do céu
Quando Itapira viveu oito anos sem grandes conquistas, as respostas apontavam todas para a mesma direção: em se tratando de benefícios concedidos pelo governo federal e estadual “nada cai do céu”! Aliás, benefícios que dificilmente são concedidos, mas conquistados.
A luta de Munhoz pela construção da vicinal Itapira/Mogi-Guaçu começou quando ele era prefeito de Itapira, durante o primeiro mandato (1977-1982). Em 1986, eleito deputado estadual pela primeira vez, agora com força regional, teve a possibilidade de aumentar a pressão junto ao governo estadual. No final dos anos 80, depois de ver o pedido ser acolhido, esbarrou no alto custo de construção de duas pontes, uma sobre o Rio do Peixe e outra sobre o Ribeirão da Penha, que segundo os estudos da época ficavam mais caras que a construção da estrada inteira. Sem recursos, o projeto ganhou descanso nas gavetas palacianas. Munhoz não descansou, nem se esqueceu. Depois de prestar relevantes serviços ao parlamento paulista e ao poder executivo, o deputado itapirense conseguiu despertar a atenção do governador Orestes Quércia e a consequente liberação dos recursos necessários para a execução do projeto executivo. No início dos anos 90 as obras foram iniciadas.
A vicinal tinha pretensão inicial de integrar dois municípios, Itapira e Mogi Guaçu, e encurtar o caminho para a cidade de Espirito Santo do Pinhal por conta do volume de estudantes universitários. Mas com o tempo a estrada passou a receber grande fluxo de veículos a ponto de colocar a pequena rodovia de pista simples entre as de maior tráfego do estado. Tanto Itapira como MogiGuaçu não suportavam os altos custos e não conseguiam manter o trecho em boas condições de uso, elevando os riscos de acidente e aumentando, cada vez mais, o tempo gasto no percurso. A estadualização passou a ser, então, emergencial e imprescindível.
O processo de estadualização de estradas não é uma tarefa simples. No estado de São Paulo, a Itapira/Mogi Guaçu é a primeira a receber tal regalia nos últimos 50 anos. Além da vontade política favorável dos governadores Serra e Alckmin em atendimento ao pedido do deputado Barros Munhoz, a burocracia exigiu das prefeituras de Itapira e Mogi Guaçu toda sorte de procedimentos e tempo de dedicação. Obstáculos foram vencidos um a um até que na quinta-feira, 02, o governador Geraldo Alckmin assinou o decreto de estadualização sob os olhares agradecidos do prefeito José Natalino Paganini e do sentimento de dever cumprido do deputado estadual Barros Munhoz.
Barros Munhoz e Paganini: dever cumprido e mais uma grande notícia para os itapirenses
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.