Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil
rasília – A partir da próxima quarta-feira (14), manifestantes de 20 países europeus promoverão uma série de protestos contra as medidas de austeridade lançadas pelos respectivos governos na tentativa de conter os efeitos da crise econômica internacional. A reação dos europeus ocorre no momento em que vários governos defendem medidas de cortes de despesas públicas, de vagas de emprego e benefícios sociais.
A onda de protestos é comandada pela Confederação Europeia dos Sindicatos sob o lema “Pelo Emprego e pela Solidariedade na Europa, Não à Austeridade”. No dia 14, estão marcadas paralisações de 24 horas contra a austeridade em Portugal e na Espanha, enquanto na Itália e na Grécia ocorrerão paralisações de três a quatro horas.
Em Vilnius, na Lituânia, a paralisação atingirá os transportes públicos. Em Bruxelas, na Bélgica, haverá manifestação em frente à sede da Comissão Europeia. Na França, estão previstas 25 manifestações.
A ideia é mobilizar 40 organizações sindicais. Além dos 20 países, três também se associaram às manifestações, que ocorrerão em outro período. São eles a Suíça, Eslovênia e República Checa. Na Suíça, estão agendadas várias manifestações e o mesmo ocorrerá na Polônia.
*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa
Edição: Graça Adjuto
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.