Ativa em pelo menos três pontos da cidade, a Infovia de Itapira já está assegurando internet grátis para uma parcela da cidade. O serviço está passando por ajustes e dentro de poucos dias novas antenas estarão ativadas, permitindo que progressivamente aumente o número de famílias beneficiadas. Neste momento, estão em funcionamento três pontos de acesso (conhecidos também por seu nome em inglês, hotspots): na Praça Bernardino de Campos, no Parque Juca Mulato e na Vila Penha do Rio do Peixe.
Cada um dos pontos de acesso tem, em média, alcance de 300 metros de raio, dentro dos quais qualquer cidadão com computador portátil, tablete ou celular pode acessar sem custos a internet. O aumento no número de antenas ativas aumentará a cobertura. Segundo a Divisão de Tecnologia da Informação da Prefeitura, das 22 antenas previstas 14 já estão instaladas e em fase de configuração, o que permite prever que dentro de poucos dias diversos setores da cidade já contarão com o dispositivo.
Durante este período de testes, o acesso à internet através da Infovia será feito com uma senha comum a todos. Assim, basta que os portadores de equipamentos como notebook, celular e tablets se dirijam às proximidades de um dos três locais para captar o sinal. Ao abrir o navegador de internet no equipamento, os usuários deverão ingressar, na página que se abrirá automaticamente, com o login itapira e a senha também itapira. A partir daí, será possível navegar livremente. Nos próximos dias, a Divisão de Tecnologia da Informação emitirá instruções sobre o cadastro que será necessário para que cada usuário da Infovia tenha sua senha pessoal.
Para instalar a Infovia o prefeito Toninho Bellini destinou cerca de R$ 1,5 milhão do orçamento municipal. Deste total, o município já investiu pouco mais de R$ 1 milhão. Entre os custos a serem bancados pela Prefeitura está também o da liberação de acesso ao sinal de banda larga, contratado com a Vivo através de licitação. Ao comentar a ativação do sinal em caráter experimental neste semana, o prefeito Toninho Bellini lembrou que Itapira será uma das poucas cidades do Estado com cobertura total de sinal wi-fi gratuito para a população. “Basta ver que Campinas, por exemplo, tem hoje apenas quatro pontos de acesso em funcionamento, o que representa, proporcionalmente à população, um enorme avanço para Itapira”, destacou.