O Natal de Itapira, tradicionalmente, recebe iluminação e decoração especial nas ruas principais da cidade, motivando os consumidores ao passeio pelas áreas comerciais, procurar e pesquisar presentes, compondo, dessa maneira, o clima natalino.
O Natal de 2012 será diferente. Sem o apoio da prefeitura e da iniciativa privada, a ACEI -Associação Comercial e Empresarial de Itapira não coordenará os enfeites das ruas como nos anos anteriores. Na manhã desta sexta feira, 23, o presidente da ACEI, José Aparecido da Silva concedeu entrevista à imprensa para explicar o que está acontecendo.
“Como somos sempre cobrados e as pessoas esperam que tomemos todas as providências, este ano não fizemos diferente. Enviamos ofícios à Prefeitura Municipal que sempre nos deu apoio na mão de obra para a instalação da decoração, porém não obtivemos êxito”, disse Aparecido.
Rafael Oliveira Pedroso, membro do conselho, também comentou “em contato com a secretaria de planejamento soubemos que não haveria iluminação. Disseram-nos que iriam se reunir, porém não obtivemos retorno”. E completou: “as cidades vizinhas contam com o apoio das prefeituras, aqui fomos informados que não haveria parceria por falta de verba em função dos cortes nos investimentos em diversas áreas devido à transição de governo, mas também nada foi oficializado”.
Além da quebra no clima natalino, a falta de iluminação pode contribui para falhas na segurança, pois o movimento noturno nessa época é grande e o policiamento é restrito. Sobre esse assunto, o presidente da ACEI, subiu o tom: “na questão da segurança a prefeitura tem obrigação em auxiliar. Fazemos nossa parte, investimos fortemente em campanhas para atrair o consumidor para o comércio itapirense, principalmente, com tantas concorrências na região, o público nota essa falta e acaba comparando com outros municípios. ”
Um comerciante tradicional da Rua José Bonifácio, que não quis se identificar, manifestou grande preocupação com o Natal desse ano. Para ele muitos consumidores poderão buscar alternativas nas cidades da região que cuidam carinhosamente desse período do ano e desabafou: “não tem cabimento a prefeitura, por falta de planejamento, chegar ao ponto que chegou e não ter nem mão de obra, nem os materiais do ano passado, como postes, lâmpadas etc. O que eles fizeram com esse material?” E concluiu indignado: “E a mão de obra? O que os funcionários estão fazendo se a cidade está paralisada? Eles foram mandados embora por acaso?”
A decoração de Natal deste ano será fechada apenas na praça central, com a Casa do Papai Noel e na fachada do prédio da Associação Comercial.
Gabriel J. S. Corrêa Silva, membro jurídico, sobre a ausência da parceria com a prefeitura, comentou: “tivemos dificuldade no ano passado e nesse ano não foi diferente. Temos um gasto muito alto e dependemos dessa parceria não só com a prefeitura, mas também com a iniciativa privada. Há também preocupação com outros bairros e estamos abertos a negociações com empresas interessadas em projetos culturais”.
Para encerrar, Cido concluiu “sem apoio não existe ACEI, queremos oferecer algo diferenciado aos consumidores, eles merecem isso”.
A chegada do Papai Noel à Praça Bernardino de Campos acontece no próximo dia 7, às 18h, após a carreata que passará por dois bairros. Na ocasião serão distribuídos prêmios e doces ao público.
O ANO QUE VEM SERÁ DIFERENTE.
A ACEI através da Lei Rouanet e da Lei Estadual ProAC, de incentivo à cultura, tentou angariar verbas para o Natal Iluminado, porém devido à falta de projetos e dos trâmites legais não foi possível para este ano, somente para 2013. O prefeito eleito Paganini já garantiu que em seu mandato, acontecimento dessa natureza, jamais acontecerá. “O Natal é importante para os comerciantes, mas é um momento especial para as famílias, principalmente para as crianças. Não podemos mexer com esse sentimento, com a alegria do Natal”, concluiu Paganini.
5 comentários
24/11/2012 22:11:42 | Benedito
A acei é do comerciante ou da prefeitura?
23/11/2012 16:11:23 | Roberto
O pior natal é igual a pior acei de todos tempos.
23/11/2012 16:11:43 | Comerciante Joao
A acei é da politica ou do comerciante ?
23/11/2012 15:11:49 | Joana
Sera que a aci realmente se preocupa com o comerciante ou e um meio de vida?
23/11/2012 14:11:57 | Pedro De Itapira
Eu acredito que a associação comercial de itapira arrecada um valor muito alto dos comerciantes,mensalidades,promoções e unimed.
tem por obrigação usar todos esses recursos a favor do comerciante.