Criada em 23 de maio de 1962 a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, também conhecida como Fapesp. Ao completar 50 anos, a instituição comemorou na Sala São Paulo o marco de ser a responsável por 51% da produção científica nacional e responder por 25,5% de todos os artigos científicos produzidos na América Latina.
A Fapesp apoia hoje 12 mil bolsistas em todas as áreas do conhecimento. A agência de fomento recebeu, no ano passado, investimentos do Governo de São Paulo da ordem de R$ 938 milhões. O valor deve ultrapassar R$ 1 bilhão este ano, conforme proclamou o governador do Estado, Geraldo Alckmin, durante a solenidade.
Alckmin declarou-se orgulhoso da instituição: "no mundo atual estar à frente em pesquisas sociais, científicas, tecnológicas, não é apenas motivo de orgulho para nós, para os nossos pesquisadores, é questão de fortalecimento da nossa economia e da afirmação da soberania do nosso país. Por isso São Paulo comemora com muita alegria os 50 anos dessa instituição. Parabéns à Fapesp".
No evento também foi assunto o navio oceanográfico, único no país, adquirido pela Fapesp nos Estados Unidos para uso do Instituo Oceanográfico da USP. O navio, batizado de Alpha Crucis estará disponível a pesquisadores de todo o Brasil e da América Latina.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.