Desde o último dia 23 de setembro o Ministério da Saúde tem publicada determinação que adiciona à relação de medicamentos incluídos dentro do programa “Farmácia Popular” remédios usados por pacientes portadores de algumas patologias relacionadas aos pulmões. Estes medicamentos estavam até então relacionados entre aqueles definidos como “alto custo” e que por causa disso mesmo, exigiam o cumprimento de uma série de procedimentos burocráticos para que os pacientes pudessem dispor deles na Farmácia de Alto Custo do município.
Integram a relação a budesomida, beclomemetasona, fenoterol, sabutamol e salmeterol. Outro composto, o tiotrópio também deverá ser adicionado à relação segundo o próprio Ministério da Saúde. Camila Levatti Baumam, farmacêutica responsável da Farmácia Municipal diz que se trata de uma boa notícia. “São muitos pacientes em Itapira que utilizam esta medicação. A partir de agora será mais fácil para elas terem acesso a eles”, comentou. Ela e a colega Maria Cristina Silva, da Farmácia de Alto Custo avaliam que a relação poderia conter outras associações que são de suma importância para alguns tratamentos específicos. “Já que foi tomada esta medida achamos que seria de bom senso avaliar uma forma de permitir a entrega de medicamentos compostos”, disse Cristina. As duas servidoras estimam que dos cerca de pouco mais de 3 mil pacientes que estão cadastrados na Farmácia Municipal, pelo menos 1/3 fazem uso deste tipo de medicamento.
A médica pneumologista Eliane Maria de Oliveira saudou a boa nova. “São medicamentos que visam oferecer melhor qualidade de vida para pacientes portadoras de doenças crônicas”, observou. Ela confirmou que antes da iniciativa do governo federal era necessário o cumprimento de todo um trâmite burocrático para que o paciente pudesse se habilitar em receber os medicamentos, “com o cumprimento de protocolos preliminares que exigem a realização de diversos exames clínicos”, relatou.
São doenças pulmonares obstrutivas crônicas cujo caso mais famoso é a asma. Apesar de segundo a especialista 90% dos casos serem de pacientes com histórico de tabagismo, existem também idosos, jovens adultos e até crianças que necessitam deste tipo de medicação.
Estoque
Nas farmácias que estão cadastradas dentro do programa Farmácia Popular já existe no estoque os medicamentos liberados. Fabiano Furtado Pereira, da Farmácia Glicério comentou que já tem recebido pacientes que foram à procura do medicamento. Ele esclarece que assim como nos demais casos, estes pacientes devem trazer toda a documentação exigida, bem como, já possuir cadastro dentro do referido programa “A entrega, obedecendo estes critérios, é gratuita”, informou.