Nos dias 17 e 18 deste mês, aconteceu na ETEC João Maria Stevanatto mais uma edição da Feira Tecnológica e Cultural. O evento contou com a presença dos alunos que expuseram seus projetos, bem como seus pais, familiares, empresas parceiras e membros da comunidade em geral.
Novamente a Feira atingiu seu objetivo, de abrir as portas da escola para toda a comunidade itapirense, e expor os trabalhos e projetos desenvolvidos pelos alunos dos cursos técnicos, ETIM e Ensino Médio. “Os trabalhos expostos pelos alunos nos surpreenderam. Todas as salas apresentaram trabalhos de excelente qualidade. Acredito que esse é o nosso diferencial, alunos empenhados em realizar um bom trabalho e professores comprometidos com a escola. O excelente resultado dessa feira é consequência direta do trabalho árduo de todos os profissionais desta escola”, enfatiza o coordenador pedagógico da unidade escolar, Altemir Polli.
Os alunos do Ensino Médio apresentaram excelentes trabalhos que ganharam destaque durante o evento, como por exemplo “Sistema Esquelético e Muscular” e “Personal Life”, “Grammar Games”, “Romantismo” e “Nossa Cidade, nossas águas”. Os alunos do Ensino Médio também realizaram um teatro de astronomia, que foi muito elogiado por todos os presentes.
Os alunos dos cursos técnicos também não mediram esforços e apresentaram diversos projetos interessantes. Os alunos de Segurança do Trabalho, por exemplo, apresentaramdiversos móveis reciclados, que fizeram sucesso. No final da Feira os móveis foram vendidos aos visitantes e o dinheiro arrecadado foi doado à turma que os produziu para ajudar formatura dos alunos. Também ganharam destaque a exposição de EPIs, os andaimes da construção civil, a maquete, o mapa de risco e o informativo de Segurança do Trabalho, produzidos pelos alunos dos três módulos do curso.
O curso de Logística também demonstrou preparo, dedicação e criatividade nos projetos. O 1º módulo participou com dois projetos: “O que é a Logística”, uma exposição sobre o contexto da logística, o processo da confecção de cerâmica, até a entrega da mercadoria para o cliente; e também o projeto “A importância das embalagens dentro da logística”. Os alunos do 2º módulo fizeram uma simulação do funcionamento do processo de carga e descarga dentro de uma empresa, com direito a disputa de paletização entre os alunos e uma demonstração de enlonamento e amarração de caminhão.
O curso de Administração apresentou também vários projetos na área: Ergonomia no Trabalho, a Evolução da História do Cinema e Linha de Produção de Pizzas. Todos os projetos apresentados foram bem produzidos e satisfazem o contexto que contempla a grade curricular dos módulos do curso.
Os alunos do curso de Química apresentaram os seguintes projetos em seus laboratórios: produção de sabão e amaciante de roupas, preparação de um esmalte para unhas, montagem de uma pilha eletroquímica, experimentos de microbiologia, detecção de íons em produtos caseiros, determinação de amido em alimentos e produção de chuva de prata. O público elogiou o desempenho e a organização dos alunos em suas apresentações.
O curso de Informática também inovou na exposição dos seus projetos. Um projeto que ganhou destaque na Feira foi o trabalho que envolveu o Laser em Arduino, que é um microcontrolador programável. Os alunos do 3º módulo projetaram um sistema de segurança a laser, no qual o visitante precisava fazer o trajeto desviando destes feixes. Caso a pessoa viesse a encostar na área de alcance do laser, haveria a interrupção dos feixes acionando um alarme, tal qual visto nos filmes. Os alunos do ETIM (Ensino Técnico Integrado ao Médio) de Informática também apresentaram projetos surpreendentes. “Fico muito contente em constatar o empenho dos alunos de informática. Os trabalhos ficaram ótimos, tanto na parte técnica quanto pedagógica. Isto mostra que estamos no caminho certo. Nosso desejo é trazer projetos cada vez mais inovadores nas próximas edições”, disse a coordenadora do curso de Técnico em Informática e ETIM, Mariana Alves Fuini.
A diretora da ETEC João Maria Stevanatto, Débora Ruiz Parejo, disse estar muito feliz com o número de pessoas que prestigiaram a feira e com os projetos desenvolvidos pelos alunos. “Mesmo o nosso evento ter sido realizado nos dias de chuva, podemos dizer que o saldo desta feira foi bastante positivo. A nossa escola estava lotada e estamos muito felizes pela comunidade ter vindo até a ETEC prestigiar os projetos apresentados. Parabéns e muito obrigada a todos os alunos, professores, coordenadores, funcionários e parceiros que fizeram mais uma edição da nossa tradicional Feira um sucesso”, concluiu a diretora.
Quem desejar ser aluno da ETEC João Maria Stevanatto concorrendo às vagas remanescentes ou ser parceiro nos programas de estágios poderá obter mais informações acessando o site da instituição pelo www.etecitapira.com.br ou entrar em contato pelos telefones: (19) 3813 4548 e 3843 1171.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.