Começa hoje, às 18h00, com missa solene, a novena de Nossa Senhora da Penha, padroeira da cidade. Sob comando do padre João Gonçalves da Silva e com o tema “Bem aventurada a mãe de Jesus libertador. É para a liberdade que Cristo nos libertou”, a programação continua até o dia 08 de setembro na Matriz, quando haverá procissão e coroação da imagem da santa.
Neste sábado, a missa de abertura será celebrada pelo Bispo Dom Pedro Carlos Cipolini. Amanhã, a celebração também ocorre às 18h00.
Conforme explicou padre João, os horários das missas aos fins de semana foram alterados para que os fiéis possam também desfrutar da quermesse que será realizada na praça. De segunda a sexta a novena ocorre regularmente às 19h30 e conta com a participação das paróquias da cidade. “Temos percebido um crescimento na participação da comunidade, talvez muito por conta de todo o processo de reforma da igreja e das campanhas. Por isso, acredito que teremos um bom número de fiéis durante as missas. Fizemos também o convite às comunidades e, no dia em que elas participarem, seus respectivos padres presidirão as celebrações”, explicou o pároco da Matriz de Nossa Senhora da Penha.
No próximo dia 08, dia de Nossa Senhora da Penha e feriado municipal, será celebrada uma missa às 9h00 e no período da tarde, às 17h00, sairá a procissão pelas ruas da região central da cidade. Em seguida, haverá missa solene com coroação da imagem de Nossa Senhora da Penha e encerramento da festa.
Todos os dias, logo após as missas, haverá a animada quermesse com barracas de roleta, pastel, crepe, churrasco, bebidas e panqueca. Segundo informações da Secretaria de Cultura e Turismo, a Orquestra de Viola Caipira de Itapira e a Banda Lira se apresentam neste sábado e domingo, respectivamente, logo após a missa. Na segunda, é a vez da Banda da Casa das Artes comandar o entretenimento e de terça a sexta haverá som ambiente.
No próximo sábado, 06, quem se apresenta é a Orquestra de Viola da Casa das Artes e, no domingo, a Banda do Zé Luis. No dia do encerramento, a Banda Lira Itapirense faz o acompanhamento da procissão e, em seguida, haverá nova apresentação da Banda do Zé Luis.
Parte da renda da festa será destinada ao custeio do som da igreja, que foi trocado recentemente. O restante ficará reservado no fundo da paróquia.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.