Começou sexta-feira, na Matriz Nossa Senhora Aparecida dos Prados e Comunidade Nossa Senhora Aparecida do Jardim Raquel, a novena da padroeira do Brasil. No período da manhã houve alvorada festiva com fogos e toque festivo dos sinos.
No bairro dos Prados, padre Marcos Paulo Messias Rodrigues disse que a expectativa de participação de fiéis seja de 400 a 500 pessoas por noite. Com o tema ‘Com a Mãe Aparecida seguimos Jesus, motivo de nossa alegria’, as celebrações com entrega de flores ocorrem regularmente às 18h45 aos sábados e domingos e às 19h15 de segunda à sexta-feira. Padres de toda a região, dentre eles Carlos Panassolo, serão convidados especiais para presidir a novena. “A novena faz com que os membros da paróquia tenham uma atividade espiritual continuada e também atrai os devotos de todo o município. Minha expectativa é a das melhores e que venha o maior numero de pessoas possível para celebrar a fé e confraternizar.”, concluiu padre Marcos.
Após os rituais religiosos, tem início a tradicional quermesse com vendas de pratos e bebidas, à exceção das alcoólicas, e shows nos fins de semana, sendo que no dia 12 será da banda católica Ministério Línguas de Fogo, de Mogi Mirim. Para as crianças também haverá espaço de entretenimento.
No dia 11, às 8h00 sai o passeio ciclístico Pedalando com Maria. Em sua nona edição, deve reunir em média 150 pessoas em um percurso até a Capela do Senhor Bom Jesus, no bairro dos Limas, onde haverá café comunitário, e retorno na Matriz com sorteio de bicicletas.
Já o ponto alto da festa será no dia 12, dia de Nossa Senhora Aparecida, com uma celebração às 8h00, outra às 10h00 com bênção para as crianças e saída da carreata. No período da tarde, a missa será às 16h00 e a grandiosa procissão está prevista para começar às 17h00. “Queremos fazer a maior procissão de Nossa Senhora Aparecida que a cidade já viu”, disse o pároco.
Jardim Raquel
Também teve início na sexta-feira, com missa e coroação da imagem de Nossa Senhora Aparecida, a novena na comunidade Nossa Senhora Aparecida do Jardim Raquel. Sob o comando do padre Erique Fernando Bordini e com o tema ‘Maria: Auxílio dos Promotores da Vida’, as solenidades prosseguem durante toda a semana no período da manhã, às 7h00, com a reza do terço e à noite com a missa e quermesse no salão paroquial anexo à igreja.
Neste sábado, Dia de São Francisco, às 18h00 haverá procissão saindo da Comunidade São Francisco de Assis até a comunidade do Jardim Raquel, onde será celebrada a missa com benção dos animais. Amanhã, a missa será celebrada às 18h00.
Durante a semana, a novena ocorre regularmente às 19h30, com destaque para quinta-feira quando o bispo Dom Pedro Carlos Cipolini presidirá a solenidade. No próximo sábado, a celebração ocorre às 19h00.
O ponto alto da festa, dia 12, conta com a alvorada às 6h00, carreata às 6h30, procissão com a catequese às 8h00 e Missa Festiva das Crianças às 9h00. Ao meio dia, haverá reza do terço, toque festivo dos sinos e queima de fogos. A missa e procissão de encerramento será às 17h30.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.