A maior festa religiosa e cultural do município tem início nesta sexta-feira e prossegue até dia13. Popularmente conhecida como Festa de Maio e atingindo sua 127ª edição, o evento mescla rituais religiosos, culturais, de culinária e comércio e atrai milhares de pessoas em todos os dias.
Padre Ademir Bernardelli, pároco da Matriz de São Benedito, informou que os preparativos para as festividades tiveram início ainda no começo do ano. Em meados de março, um boato começou a circular pela cidade que a festa seria cancelada devidoà epidemia de dengue, informação que logo foi desmentida pelo responsável da paróquia. “Desde janeiro estávamos em processo de organização, reuniões e definição da festa. Toda a programação foi fechada com antecedência”, reafirmou.
O cronograma religioso tem início na sexta-feira com a Missa das Trocas das Vestes do Menino Jesus. No sábado, a celebração conta com bênção especial para os festeiros e, no domingo as celebrações transcorrem dentro da rotina paroquial, sendo que na missa da noite haverá a Troca das Coroas dos Imperadores.
A novena começa oficialmente na segunda-feira, 04, com alvorada festiva às 6h00, missa no período da tarde, às 15h00, e abertura às 19h30, com a participação do bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipolini. “Nesse dia também faremos a procissão do mastro, porque não faz sentido erguê-lo apenas no último dia. A saída será às 18h00 da casa do capitão do mastro, Benedito Venâncio, na Rua Geraldo Pupo Camargo, 138, na Penha do Rio do Peixe”, complementou padre Bernardelli. Nos demais dias, padres convidados da diocese de Amparo e São João da Boa Vista presidem as celebrações das 15h00 – na igreja – e das 19h30 – na tenda.
Com o tema “Com São Benedito à luz do Evangelho edificando o Reino de Deus”, os rituais religiosos devem atrair aproximadamente 700 pessoas ao dia, divididas entre a missa da tarde e da noite. O pároco também adiantou que a decoração da igreja e do andor será produzida sobre os milagres dos pães de São Benedito e da Paz.
O ponto alto da festa acontece no dia 13 com a alvorada festiva de sinos e fogos às 5h00, missa e bênção das congadas às 5h30, procissão da corte às 9h00 e missa solene com o bispo às 10h00. Às 17h00 sai a procissão pelas ruas centrais da cidade com participação de aproximadamente 15 mil pessoas e dois trios elétricos. “É a maior festa de toda a diocese de Amparo e uma grande responsabilidade para nós. Espero que todos os fiéis participem da festa, prestigiem também as barracas das entidades e valorizem o trabalho das mais de 300 pessoas envolvidas. Que todosvenhamcommuitaalegria para celebrar São Benedito”, convida o padre.
Seguindo a estrutura do ano anterior, a tenda para as celebrações noturnas será instalada na lateral da igreja, quase próximo à descida para a Rua Vitório Coppos. O espaço restante do Largo São Benedito ficará disponível para as barracas de entidades assistenciais e palco de apresentações culturais, que neste ano volta para o centro da festa. “Foi um pedido da prefeitura para que o palco retornasse para a área superior. Mas serão apresentações culturais menores e que condizem com o intuito da festa”, salientou padre Ademir. O parque de diversões começou a ser montado nessa semana na área inferior do Largo, em toda a extensão das ruas Vitório Coppos e Agostinho Cavenaghi.
Barracas e trânsito
O chefe de divisão de Fiscalização e Posturas da prefeitura, Marcelo Vieira, informou que a montagem de barracas de gêneros alimentícios e comércio em geral começam na quinta-feira, 30, e permanecem até dia 14. De acordo com levantamento prévio, aproximadamente 120 barracas foram confirmadas até a tarde de ontem. “O número se mantém igual aos anteriores. Restam poucos lugares”, afirmou.
O trânsito de toda a área que abriga a festa também começou a sofrer interdições. O acesso ao Largo São Benedito está impedido desde quarta-feira e será liberado apenas no dia 14 de maio. Da mesma forma, a área do Parque de Diversões e das barracas começa a ser impedida conforme a montagem for avançando, informou Clayton Ribeiro, diretor de Trânsito e responsável pela pasta de Defesa Social.
Programação cultural
A Secretaria de Cultura e Turismo divulgou ontem a programação cultural da festa. Na segunda-feira, 04, a Congada Mineira participa da Procissão da Bandeira às 18h00. Na terça, 05, às 20h30, o palco abriga apresentação do grupo de Capoeira Cordão de Ouro. A Noite da Dança, com participação de academias e grupos da cidade, será no dia 06 a partir das 20h30, e na quinta, 07, no mesmo horário, haverá apresentação da Orquestra de Viola da Casa das Artes.
O baile de escolha da Pérola Negra ocorre na sexta-feira, 08, às 20h00 no Clube da Saudade. No sábado, 09, às 20h00, quem se apresenta é a Banda Lira, enquanto no domingo, a partir das 20h30, haverá nova etapa do Circuito Cultural Paulista com o Projeto Coleções, com Valéria Martins.
A apresentação da Orquestra de Viola Caipira e Catira Flor do Mato acontece no dia 11, às 20h30. No dia 12, no mesmo horário, a Banda da Casa das Artes faz um concerto especial.
O dia 13 é marcado por uma programação ampliada. Às 9h00 a Procissão da Corte com congadas e participação da Banda Lira sai defronte ao Hotel São Paulo. Às 11h00 haverá homenagem junto ao Busto da Mãe Preta e às 17h00 a procissão de encerramento da festa conta com a participação da Banda Lira Itapirense e congadas.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.