.
A 127ª Festa em Louvor a São Benedito alcança a etapa final e termina nestaa quarta-feira, 13. Oficialmente, a festa teve início na última segunda-feira com a presença do bispo Dom Pedro Carlos Cipolini e a procissão da bandeira. Contudo, desde o dia 01 a comunidade de São Benedito vem se preparando para a festa com missas e bênçãos especiais.
Festa
O ápice da festa acontece a partir das 5h com alvorada festiva com sinos e fogos na matriz de São Benedito. Um pouco mais tarde, às 5h30, padre Ademir Bernardelli celebra a missa especial com bênção das Congadas, que é seguida do tradicional café da manhã organizado por voluntários da paróquia. Às 10h, o bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipolini celebra a missa solene da festa com participação dos congadeiros.
O encerramento dos lovores a São Benedito ocorre às 17h, com a procissão solene. Milhares de fiéis saem do Largo São Benedito acompanhando o andor do santo padroeiro e guiados por dois trios elétricos. O percurso compreende trechos da Avenida Rio Branco, Rua Rui Barbosa, Rua XV de Novembro, Rua Comendador João Cintra e retorna ao ponto de partida. Na chegada, nova soltura de fogos e bênção final.
As barracas de gêneros alimentícios e comércio em geral também permanecem funcionando regularmente até o dia 13. Na quinta-feira, 14, todas entram em processo de desmontagem e o trânsito local começa a ser normalizado.
Cultura
A programação é mais extensa e tem início às 9h com a Procissão da Corte Saindo do Hotel São Paulo e participação das congadas e da Banda Lira Itapirense. O percurso contempla a subida na Rua José Bonifácio, descida na Rua Comendador João Cintra e chegada ao Largo São Benedito. Um pouco mais tarde, às 11h, haverá homenagem junto ao Busto da Mãe Preta. Por fim, às 17h, as congadas e a Banda Lira Itapirense participam da procissão de encerramento da festa.
Fotos: Renato Silva e Humberto Butti