Uma cerimônia solene realizada na manhã da última quarta-feira reuniu alunos, funcionários, familiares, autoridades municipais e ex-presidentes da entidade e marcou a comemoração de 44 anos da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Itapira. Três músicos da Casa das Artes fizeram a abertura antes da execução do hino nacional, oração da Apae e apresentação musical dos alunos.
Na mesa principal da solenidade estavam os homenageados ou seus familiares – Zoé Fernandes Baldissini, Fernanda Parentoni Avancini, Elza Florinda Guerra Zago, Gislaine Zago e Vladislav Siqueira – além do prefeito José Natalino Paganini, da diretora da Apae Lucinéia Aparecida Lovato Baldessini e do vice-presidente da Apae, Ademir Baston.
Na oportunidade, também foi inaugurada a galeria dos ex-presidentes que homenageia de forma singela todos os que já estiveram à frente do comando da Apae: Dr. Romeu Pereira de Souza (1971), Doracy Baldissin (1972), Benedicto Avancini (1973-1976), Gilton Zago (1977-1996), José Cassimiro Rodrigues (1997-1998), Luiz Roberto Orrú (1999-2000), Maria Alexandrina Grassi Rodrigues (2000), Ângela Toledo Orrú (2001-2005), Vladimir Siqueira (2006-2007), Maria Ângela Nogueira Brait Silva (2011-2013) e Luiz Fernando Antonelli (2008-2010 e 2014-2016). “No significado do símbolo da Apae as mãos fortes e bem colocadas em posição de proteger, protegem nossos alunos, representados pela margarida, uma flor tão frágil. Porém, hoje a margarida está representada pelos nossos presidentes e ex-presidentes”, disse a diretora da entidade.
Emocionado, o presidente fundador da Apae, Romeu Pereira de Souza, disse se sentir honrado em ter sido chamado para participar do grupo que deu início à fundação da entidade e um dos aspectos que mais chamou sua atenção na cidade foi o avanço das obras sociais naquela época. “Estou aqui para agradecer a oportunidade que tive na vida de participar desse momento brilhante. Me comove assistir a esse espetáculo maravilhoso de crescimento humano, porque nos temos certeza das dificuldades daqueles que lutam para melhorar a qualidade de vida dessas crianças cujo resultado é essa bela imagem que eu vejo”, declarou.
Logo após a música dos parabéns e distribuição do bolo, o atual presidente Luiz Fernando Antonelli e sua antecessora Maria Ângela Nogueira Brait Silva fizeram a entrega do carro zero quilômetros à ganhadora da rifa promovida pela entidade, Cleonice Carvalho. Mais de cinco mil números vinham sendo vendidos desde fevereiro e o sorteio aconteceu no último sábado pela extração da Loteria Federal. Toda a renda arrecadada será revertida para a própria entidade, que hoje presta atendimento a 211 assistidos.
No período da tarde a festa teve continuidade, mas dessa vez apenas para alunos, professores e colaboradores da Apae.
História
O trabalho na Apae Itapira iniciou-se em março de 1972. Sua sede provisória foi instalada na Rua Coronel Francisco Vieira, 55, Cubatão, com quatro salas de alfabetização e uma de oficina pedagógica com funcionamento matutino e vespertino dos quais se beneficiaram cerca de 50 alunos.
Com o aumento da demanda houve necessidade de um espaço físico maior e adequado, sendo necessária a construção de uma sede própria. Com isso iniciou-se um trabalho com os membros do conselho deliberativo para a arrecadação de verbas para construção da nova sede. Concluída a obra, em 1980, a Apae passou a desenvolver-se à Rua Jacob Audi, 132, Penha do Rio do Peixe.
Desde então, com o propósito de promover a inclusão social e contribuir na melhoria da atividade de vida dos deficientes e suas famílias, a entidade passou por um processo de transformação e modernização, atendendo às exigências da Secretaria de Estado de Educação. Foi criada então a Escola de Educação Especial Túnel Azul, obtendo sua autorização para o funcionamento a partir de 15 de julho de 1982.