A trezena de Santo Antônio prossegue até dia 14 na matriz que leva o nome do santo, na região central da cidade. As festividades tiveram início na noite do dia 1º com participação dos festeiros, do capitão do mastro e da pastoral da liturgia. A missa foi presidida pelo monsenhor Paulo Sérgio Prado, da Paróquia São João de Brito, de São Paulo, e centenas de fiéis marcaram presença.
Na terça-feira, 02, foi a vez do padre Ildefonso Ribeiro Luz, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida dos Prados, comandar a celebração. Na oportunidade, participaram os casais da 2ª e 3ª etapas do ECC da Forania Nossa Senhora da Penha, a Pascom (Pastoral da Comunicação), a Comunidade Imaculada Conceição e Pastoral do Batismo. Já na quarta-feira, 03, a reza foi conduzida pelo Vigário da da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, de Serra Negra, padre André Ricardo Panassolo e a solenidade teve a participação especial do T.L.C. de Itapira, da Pastoral Familiar, do Terço dos Homens, da Irmandade de Santo Antônio e da entidade Jovem em Ação.
A quinta-feira, 04, Dia de Corpus Christi, alterou parcialmente a programação da trezena. No período da manhã, padre Tarlei Navarro celebrou a missa solene e incluiu as orações do quarto dia da festa. À noite, na chegada da procissão e antes da bênção do Santíssimo Sacramento, novamente os fiéis rezaram as orações de Santo Antônio.
Na sexta-feira, 6, à noite o cronograma voltou ao normal, com missa às 19h30 celebrada pelo padre Bruno Roberto Rossi, Vigário da Paróquia Santo Antônio, de Santo Antônio de Posse, e participação dos Escoteiros Mirins, da Pastoral dos Coroinhas e familiares, da Catequese Infantil e do Educandário Nossa Senhora Aparecida.
A tradicional quermesse festiva também está sendo realizada no salão paroquial entre quarta e domingo com barracas de gêneros alimentícios, roleta e brincadeira para as crianças.
O ponto alto da festa de Santo Antônio acontece no sábado, 13, com a solene procissão no início da noite. A saída da passeata com o andor do padroeiro é defronte a matriz e compreende as ruas Doutor Hortêncio Pereira da Silva, José Pereira, São Vicente e da Penha, retornando ao ponto de origem. A expectativa é que cerca de mil fiéis marquem presença.
De acordo com o padre Tarlei Navarro Pádua Souza, administrador paroquial, a festa é um momento especial para os fiéis renovarem a fé e pode ser considerada como um retiro espiritual, uma vez que traz diferentes reflexões e estimula a convivência em comunidade. “É importante que eles se reúnam ao redor do padroeiro querendo imitá-lo, mas buscando o modelo que Santo Antônio seguiu, que é Jesus Cristo”, afirmou.
Toda a renda obtida com a festividade será destinada ao custeio das obras de revitalização de segurança feitas no ano passado e também as melhorias em geral da igreja.
Programação
8 de junho - segunda-feira
19h30 – Missa com padre César Domingues de Oliveira (Paróquia Santana – Pedreira). Participação da equipe de leitores, equipe de cinco do ECC, Pastoral do Dízimo e Comissão de Festas
9 de junho - terça-feira
19h30 – Missa com padre Carlos Roberto de Oliveira (Paróquia Beata Irmã Dulce – Jaguariúna). Participação da Pastoral do Crisma, Catequese de Adultos, CAEP, CPP e Hora da Graça
10 de junho - quarta-feira
19h30 – Missa com padre Edson Luís Andreatta (Reitor do Seminário São José – Pedreira). Participação dos casais que fizeram o 1º ECC de 2014 na Paróquia Santo Antônio e Caminho da Fé
11 de junho - quinta-feira
19h30 – Missa com padre Francisco Ronaldo Silvestre (Paróquia São Pedro Apóstolo – Mogi Mirim). Participação do Casal Ligação do ECC da Forania Nossa Senhora da Penha, Movimento Mãe Rainha, Sociedade São Vicente de Paulo, Comunidade Menino Jesus de Praga e Apostolado da Oração
12 de junho - sexta-feira
19h30 – Missa com o bispo Dom Pedro Carlos Cipolini e bênção dos namorados. Participação dos Ministros Extraordinários da Distribuição da Sagrada Eucaristia, Comunidade Bom Jesus, Pastoral dos Noivos e Cerimonial
13 de junho – sábado – Dia de Santo Antônio
9h – Missa dos doentes com bênção e unção com o padre João Gonçalves da Silva (Paróquia Nossa Senhora da Penha). Participação do Lar São Vicente de Paulo, Bairral, Casa de Repouso Nossa Senhora Aparecida, Casa de Repouso Allan Kardec e Casa de Repouso Meu Aconchego.
18h – Procissão seguida de missa com o padre Tarlei Navarro
14 de junho – domingo
19h – Missa com o padre Bruno Pereira Galdolphi (Paróquia Santa Rita de Cássia)
17 de junho - quarta-feira
19h30 – Missa solene em ação de graças pelos 10 anos de sacerdócio do padre Tarlei Navarro
No primeiro dia, Capitão do Mastro e a família participaram da missa
Quermesse festiva acontece de quarta a domingo no salão