Food Trucks trazem gastronomia gourmet para o Rodeio de Americana
Proprietários dos carros falam sobre importância do evento para seu negócio e traçam perfil do público consumidor
A 29ª Festa do Peão de Americana é, sem dúvida, uma festa para todos os públicos e todos os gostos. Na edição de 2015 foi criado um espaço para Food Trucks onde o público pode viajar por diversos cantos do mundo através do sabor dos produtos oferecidos ali.
Localizado logo na entrada da festa, o local onde estão estacionados os caminhões conta com nomes consagrados da gastronomia, como o ‘Por Aí Street Portuga’, especializado em comida portuguesa; Nippon na Rua’, estabelecimento local de comida japonesa e tailandesa; ‘Salga SP’, tradicional restaurante do litoral paulista; e a ‘Big Jack Hamburgueria’, famosa rede de lanches do interior de São Paulo.
Mais do que as vendas, os empresários comemoram a exposição de sua marca para as milhares de pessoas que passam pelo local a cada dia de festa. “Apesar de toda a tecnologia, a propaganda boca a boca ainda é a melhor e participar de um evento como esse ajuda bastante”, afirmou Marcelo Sena, supervisor do Só Coxinhas, caminhão especializado no quitute puramente paulista.
Em relação ao ganho dos comerciantes e da festa com os food trucks, a questão passa a ser uma via de mão dupla, como explica Jeferson Bueno, proprietário da Bueno’s Food Truck, especializada na produção de Cestel, um pastel feito em formato de cesta com recheio cremoso. “O rodeio pro Tuck tem a importância da divulgação. Muita gente acaba conhecendo a nossa marca e produto. Já do carro para o evento, acredito que é a inovação. Nós temos o rodeio há 29 anos na cidade e as pessoas estão acostumadas a vir e encontrar os lanches mais tradicionais, como o de pernil. Nós temos a proposta de trazer algo diferente e isso é muito interessante”.
A aposta no diferente tem surtido resultados, agradando o público presente. Neste ano, o espaço conta até com a gastronomia tailandesa, trazida pela ‘Nippon na Rua’, que agora aposta em sua loja móvel. “Pensamos em fazer aqui algo diferenciado, além do japonês. Chegamos à ideia da cozinha tailandesa, já que passei um período me especializando pela Tailândia e Indonésia. Já tínhamos incrementado o cardápio de nossa loja física e agora trouxemos para o truck, onde atuamos há três meses. O público gosta de novidade. Culinária japonesa tem em todos os lugares e eventos, mas tailandesa não”.
Democraticamente, há também quem prefira deixar a ousadia para apostar no tradicional, como a ‘Big Jack Hamburgueria’. “Nosso intuito é atender o mesmo cliente da loja física aqui na festa. Testamos equipamentos e fizemos tudo para manter o mesmo padrão. Minha preocupação é servir com a mesma qualidade e o mesmo serviço que sirvo na loja. Toda essa adaptação é difícil, mas reduzindo o cardápio para ficar mais fácil. Fizemos um mix do que mais se vende na loja para trazer aqui”, explicou Edson Freitas, chef da rede de lanches.
O consenso entre os proprietários é a respeito do público atraído por seus carros. Para eles, a curiosidade é o combustível para a atração dos clientes. “Para o evento os carros são bem legais, pois estão na moda e diversificam as opções. As pessoas estão empenhadas em conhecer o que é servido em um food truck”, afirma Julio Babin, dono do Por Aí Street Portuga. A opinião é compartilhada pelo proprietário do Salga SP, Marcelo Monteiro. “O perfil de quem nos procura é o de pessoas que tem curiosidade em conhecer nossos serviços . Eles olham, se identificam com o carro e vem. O layout do carro ajuda bastante. Nosso consumidor é um cara que está aberto a coisas novas”.
Os Food Trucks seguem na 29ª Festa do Peão de Americana nesta segunda semana de atrações, de 12 a 14 de junho. Eles estão localizados próximo a entrada do evento e permanecem abertos até o encerramento do evento.
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