A cerimônia de filiação do ex-prefeito Antonio Hélio Nicolai, o Toninho Bellini, ao Partido Social Democrata, o PSD, no dia 28 de novembro, com a presença do ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, presidente nacional da agremiação, praticamente decretou a abertura da corrida sucessória do atual prefeito José Natalino Paganini (PSDB). Kassab disse com todas as letras que fez questão de vir a Itapira para aquela cerimônia por entender que Bellini reúne as condições necessárias para concorrer com reais chances de vitória ao cargo de prefeito, que ocupou por oito anos, de 2005 a 2012.
O ex-prefeito de São Paulo deixou claro ainda que pretende disputar a eleição para o governo de São Paulo e que para atingir este objetivo vê como essencial o fortalecimento do PSD. Foi quando mencionou aos participantes do evento – realizado numa propriedade da família de Toninho Bellini na zona rural da cidade - que está empenhado em refundar o PL (Partido Liberal). Segundo seu raciocínio, o PSD tem forte poder de aglutinação e muitos políticos que hoje ocupam mandato parlamentar como senadores, deputados e vereadores, ou executivo como governadores, prefeitos e também a presidência da república, enfrentariam risco de perder seus mandatos por infidelidade partidária caso migrassem para o PSD.
Como a legislação eleitoral não impede a migração para uma legenda nova, o PL seria o trampolim para que, futuramente, as duas legendas se fundissem numa só, segundo planeja Kassab. Sintomaticamente, estavam presentes na solenidade de filiação de Bellini alguns políticos influentes na região, como é o caso do empresário guaçuano Marcos Antonio (PSD); Sérgio Del Bianchi Junior, presidente da Câmara Municipal de Espírito Santo do Pinhal; Jair Fernandes Gonçalves (DEM), prefeito de Tuiuti, e Fernão Dias da Silva Leme (PT), prefeito de Bragança Paulista. Destaque ainda para a presença do deputado federal Guilherme Campos (PSD).
De Itapira marcaram presença, além de pessoas que gravitaram em torno das duas administrações de Toninho Bellini, do vereador Marcos Paulo da Silva, o Marquinhos (PRB) e a presidente do diretório local do PRB, Benedita de Lourdes Mota Catineli, e até o primeiro suplente de vereador da bancada do PT, Luiz Hermínio Nicolai, o Mino, irmão de Bellini.
Repercussão
Bellini disse que prefere ter o registro do partido em definitivo antes de dar declarações de cunho político. Entre outras coisas afirmou que Gilberto Kassab é tido no meio político como uma pessoa de palavra e que isso foi decisivo em sua decisão, lembrando de episódios anteriores onde pessoas de seu grupo político acabaram sendo alijadas de representações partidárias em nível municipal por interferência de lideranças estaduais. Disse ainda que ficou satisfeito com a repercussão que sua decisão teve na cidade. “Recebi muitos cumprimentos e palavras de incentivo depois que o assunto foi noticiado”, registrou.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.