O corte de árvores nativas da Mata Atlântica ameaçadas de extinção é considerado crime ambiental. Na lista das espécies ameaçadas está o Pinheiro do Paraná, conhecido como Araucária.
Ainda que extintas, o Fórum de Itapira era favorecido com três árvores desta espécie, entretanto, nesta semana, elas foram substituídas por uma vegetação exótica, o que preocupou a AIPA (Associação Itapirense de Proteção ambiental).
De acordo com a Presidente da Associação, Maria Odete Aparecida Mello, um decreto de lei defende que o corte de árvores ameaçadas deve ser autorizado pelo Ibama, o que aparentemente não ocorreu.
“As araucárias não representavam nenhum risco ao local, entretanto, solicitaremos uma explicação dos co-responsáveis pelo fato”. Dependendo da justificativa, a Lei pode resultar em penalidade aos provenientes.
A empresa Manacá, responsável pelo paisagismo do local, argumentou que as araucárias já foram plantadas em outro local, entretanto, não divulgou onde. Quanto à versão da juíza do Fórum, Dra. Hélia Regina Pichotano, o Portal Cidade de Itapira ainda está no aguardo.
Antes
Depois