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Itapira, 27 de Novembro de 2024
Notícia
23/11/2012 | Geração de emprego é serviço mais falho em Itapira
 
Dados mostram também que saneamento básico, água e esgoto é área mais bem cotado junto da população
 
A pesquisa de satisfação realizada pelos parlamentares jovens junto à população itapirense apontou que 58% dos entrevistados acham que o estímulo à geração de emprego em Itapira está ruim. O número, que correspondente a 57 entrevistados em um universo de 98 pessoas, foi o maior índice negativo do levantamento realizado pelos estudantes. Em contrapartida, o número mais elevado positivamente foi no quesito água, esgoto e saneamento básico, onde 85% apontaram a boa qualidade do serviço prestado. 
 
Ainda em relação a geração de empregos, 31% dos participantes acharam a atuação nesta área  regular, e apenas 7% bom. 3% do total não opinaram sobre o tema. A pesquisa solicitava que quando a resposta fosse negativa houvesse uma justificativa por parte do entrevistado. Neste caso, as mais recorrentes foram: alto índice de desempregados, falta de locais para capacitação, necessidade de mais incentivo às pequenas empresas, perda de indústrias, entre outras opiniões similares.
 
Ao todo foram quase 100 entrevistados, de ambos os sexos, diferentes faixas etárias e rendas, residentes em diversos bairros da cidade. As opiniões foram colhidas entre os dias 13 e 30 de outubro. Os participantes eram apresentados a 14 serviços prestados no município (levando em contas áreas que são de responsabilidade da administração municipal e também de outras esferas governamentais, como saúde educação, segurança, etc.). As opções de resposta eram bom, regular, ruim e não sei. 
 
Do total de 14 áreas apresentadas ao entrevistado, três delas receberam a maior porcentagem indicando o bom serviço prestado: iluminação pública com 61%, habitação popular com 34.6%, além de saneamento básico, água e esgoto.  Outras seis receberam o apontamento como regular: educação com 50%, segurança pública 51%, cultura 36%, esporte e lazer 33%, conservação de praças e jardins 42%, e conservação do meio ambiente 45%.  O restante, outras cinco áreas, receberam a maioria de votos apontando que o serviço está ruim: saúde 43%, pavimentação e conservação de vias 39%, atenção e atendimento nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) 36%, organização de trânsito e sinalização 36% e estimulo à geração de empregos 58%.
 
Vale frisar que a pesquisa realizada pelos integrantes do parlamento jovem não tem caráter científico, nem se quer registro junto a algum instituto de pesquisa. O objetivo foi realização de uma ação educacional e experimental como parte do programa desenvolvido pela Câmara. Apesar disso, as 98 entrevistas ocorreram de forma real, com abordagem dos estudantes a cidadãos comuns. Foi levada em conta a opinião de todos, sem direcionamento pessoal ou situação isolada dos entrevistados, traçando assim uma porcentagem final.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Fonte: Câmara Municipal de Itapira

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