O governo do Paraná divulgou nota no fim da tarde de hoje (19) na qual reafirma que o índice de reajuste do funcionalismo estadual será estabelecido em 5% para este ano e que não haverá reabertura de negociações com servidores em greve. Em greve há 22 dias, os professores estaduais se opuseram à proposta e pedem aumento de 8,17%, índice de reposição da inflação nos últimos 12 meses.
O reajuste salarial é um dos principais motivos da greve, segundo o Sindicato dos Professores do Paraná (APP-Sindicato), e causou mais um protesto de servidores, na manhã desta terça-feira, em Curitiba.
O secretário-chefe da Casa Civil do Paraná, Eduardo Sciarra, disse que o índice oferecido pelo governo é o único possível no momento. ?Qualquer outra negociação pode ser retomada com o fim da greve, sem intransigências?, afirmou em nota.
Representantes da APP-Sindicato, no entanto, sustentam que não aceitam o reajuste proposto pelo governo. ?Uma lei estadual determina que o governo pague de reajuste o índice dos últimos 12 meses de inflação, sempre do mês de maio. O que a gente quer é que o governo cumpra a lei. Nós vamos manter a greve?, afirmou Luiz Fernando Rodrigues, da direção do sindicato.
Cerca de 1 milhão de alunos são afetados pela greve e o governo do estado já trabalha com um calendário no qual as datas de reposição de aulas iriam até 2016. Pela Lei de Diretrizes e Bases, que regulamenta a educação no Brasil, as escolas devem cumprir pelo menos 200 dias letivos. No início do ano, os professores estaduais já haviam ficado aproximadamente um mês parados.
Docentes de sete universidades estaduais, além dos professores da educação básica, estão em greve. Outras categorias devem definir em assembleia se aderem à paralisão, segundo o Fórum das Entidades Sindicais (FES) do Paraná.
Editor Fábio Massallihttp://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2015-05/governo-diz-que-nao-havera-reabertura-de-negociacoes-com-servidores-em-greveComentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.