O governo da Venezuela anunciou hoje (18) que vai pagar o que deve às companhias aéreas estrangeiras que operam no país. A informação foi divulgada pelo ministro dos Transportes Aéreos e Aquáticos venezuelanos, Hebert Garcia. Ele também disse que o país romperá relações com a canadense Air Canadá, que ontem (17) disse que suspenderia os voos para Caracas, alegando falta de segurança.
De acordo com a Associação das Linhas Aéreas na Venezuela (Alav), o governo do país deve 3,7 bilhões de dólares às empresas estrangeiras, e revelou que mais de 40% das empresas anunciaram que vão diminuir a quantidade de voos e a oferta de assentos nas aeronaves.
"O Centro Nacional de Comércio Exterior vai manter o pagamento do que já foi faturado em 2014 e procurar um mecanismo de negociação para o pagamento das dívidas do ano anterior", disse o ministro a jornalistas que acompanhavam uma reunião de representantes das linhas aéreas.
Com controle de câmbio desde 2003 no país, cabe ao governo repassar o valor das passagens vendidas em território venezuelano para as empresas. Herbert Garcia disse que as operadoras serão informadas sobre o calendário do pagamento das dívidas.
O ministro também revelou que o governo venezuelano iniciou os procedimentos para notificar a Air Canadá de que ?dá por terminada a relação comercial" com a transportadora, na sequência da decisão unilateral da empresa, de suspender os voos a Caracas, por alegada falta de segurança, sem antes consultar as autoridades locais.
*Com informações da Agência Lusa
Editor Stênio Ribeirohttp://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2014-03/governo-venezuelano-diz-que-vai-pagar-dividas-empresas-aereasComentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.