Desde maio do ano passado existe, no serviço municipal de saúde, um grupo de apoio voltado a pacientes em tratamento contra o câncer de mama. Idealizada pelo psicólogo Maurício Nunes de Mattos, que atua na rede básica, a terapia já passou por todos os postos de saúde do município e atingiu dezenas de mulheres.
Este trabalho se fortaleceu através dos meses, se transformou em uma associação que procura maneiras de fornecer ajuda para pacientes e seus familiares, tanto no quesito físico como psicológico.
A ‘Associação Pétalas de Rosa: Unidas por Laços de Solidariedade’ será apresentada oficialmente à sociedade no sábado, 08, às 9h00, na ACEI (Associação Comercial e Empresarial de Itapira). “Somos um grupo de mulheres que já se curaram ou estão em tratamento do câncer de mama. Estamos reunidas por iniciativa do psicólogo Maurício, que deu início a esse trabalho para que possamos trocar experiências, nos fortalecer e ajudar as que precisam. É uma terapia em grupo”, explicou Vanda da Silveira Moraes Soriani, presidente.
O grupo, que se encontra regularmente às sextas-feiras na sala de reuniões da ACEI, tem como principal intuito localizar todas as pacientes portadoras da patologia e entrar em contato com as mesmas, fazendo visitas e oferecendo ajuda a elas e a seus familiares. “No começo, a paciente sofre no físico e no psicológico. Depois que passa a primeira fase do tratamento, resta o abalo da mente e foi nesse momento que conheci o grupo. O compartilhamento de experiência nos deixa mais fortalecida e nos ajuda a enfrentar essa fase difícil. É justamente nesse ponto que pretendemos atuar”, destacou Ivanilde Borges, secretária da associação.
O psicólogo idealizador do projeto explica que dois objetivos principais norteiam o trabalho: acolher as mulheres em tratamento e pós-tratamento e elaborar estratégias de enfretamento e combate ao câncer. “Temos ainda muitos outros objetivos, sendo um deles a divulgação do Manual do Paciente com Câncer, que contém inúmeros direitos legais muitas vezes desconhecidos ou descumpridos”, completou.
A presidente Vanda Soriani explicou também que pacientes com qualquer tipo de câncer serão bem-vindos para os encontros. “Iremos receber todos e ajudaremos de todas as maneiras que forem possíveis. Esse é nosso objetivo, oferecer apoio”, concluiu.
Para intensificar a divulgação da Associação Pétalas de Rosas, alguns membros da diretoria irão participar do desfile de Carnaval do Bloco Rosa Choque. A página ‘Associação Pétalas de Rosa – Unidas por Laços de Solidariedade’ também foi criada na rede social Facebook e é aberta para trocas de experiências entre pacientes, familiares e interessados pelo assunto.