Dando continuidade aos trabalhos culturais que a AIPA (Associação Itapirense de Preparo do Adolescente) - Guarda Mirim vem fazendo, os jovens dos CETAS Básicos A e B e Apoio tiveram uma participação muito importante na abertura da Semana Juca Mulato. Ao todo foram mais de 50 jovens participando no desfile, além de muitos ajudarem nas comissões de frente para levarem os banners da semana. Outro destaque para a Guarda Mirim foi a participação de 3 jovens como personagens que representaram o próprio escritor Menotti Del Picchia (interpretado por Marcos Godoy); Salomé (interpretado pela jovem Karine Delalana) e o próprio Juca Mulato (interpretado por José Anderson da Silva Rocha). O entusiasmo pela participação começou logo após a realização da I Semana Cultural "Menotti Del Picchia" pela instituição. Na ocasião, os jovens foram envolvidos em muitas apresentações culturais durante uma semana. No encerramento, eles também encenaram pequenas cenas do poema Juca Mulato, assim como os do CETA Avançado se encarregou de declamar poemas de Menotti Del Picchia.
De acordo com o aprendiz Marcos Godoy, que interpretou Menotti, "a experiência foi muito gratificante. Fiquei muito feliz por representar esse escritor que foi um dos destaques da Semana de Arte Moderna". José Anderson, aprendiz que representou o Juca Mulato comentou ter ficado muito feliz em poder ajudar a fomentar a cultura no município. "Quando fui convidado a participar e a ser o Juca Mulato, não pensei o quanto seria importante essa representação. Há pessoas na rua que me chamam de Juca. Eu tinha encenado alguma coisa na Guarda Mirim, quando no mês de maio fizemos um trabalho sobre a Festa de Maio. Na ocasião eu interpretei os escravos. Quando recebi o convite aceitei de imediato e gostei muito de poder colaborar".
A alegria de poder participar também foi da jovem Karina. "Quando fui convidada a ajudar, fiquei com vergonha, porém, depois fui me envolvendo muito e acabei gostando de poder interpretar a personagem Salomé".
Novas turmas já estão em processo avaliativo
E para não perder o fôlego, os setores pedagógico e social estão realizando mais um processo avaliativo para novas turmas que em breve farão parte do CETA Básico. A nova seleção acontece devido a grande procura dos parceiros pelos jovens da instituição e dessa forma a Guarda Mirim tem chamado os jovens antes de encaminhá-los ao mercado para que eles realizem o curso do CETA Básico.
Mais informações sobre os trabalhos da Guarda Mirim pelos telefones 3863-0341 o 3863-1944 ou ainda pelo site www.guardamirimdeitapira.com.br
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.